Campanha em Toledo incentiva motoristas a pararem para pedestres

Estimated reading time: 3 minutos
Com o objetivo de promover um trânsito mais seguro e humano, o Instituto Pessoas Melhores realiza em Toledo a campanha ‘Eu paro para pedestres’. A iniciativa, que conta com apoio de entidades públicas e privadas, busca estimular a convivência harmoniosa entre motoristas e pedestres, ao despertar a empatia e a responsabilidade social no dia a dia da cidade.
O presidente do instituto, Edésio Reichert, salienta os dados referentes aos acidentes de trânsito no município. “Entre primeiro de janeiro e 17 de novembro de 2024, Toledo registrou 1.413 acidentes, sendo 556 com vítimas, ou seja, pessoas que sofreram fraturas ou até mesmo faleceram. Isso equivale a quase cinco acidentes por dia”, ressalta.
Para promover mudanças reais de comportamento, a campanha aposta em uma comunicação consistente e de fácil acesso. Desde outubro de 2024, outdoors, faixas, folders, adesivos, vídeos e postagens nas redes sociais reforçam a mensagem. Além disso, são promovidas palestras e entrevistas em diferentes espaços da comunidade. Edésio destaca que a transformação exige insistência. “Isso precisa fazer parte do cotidiano das pessoas. Mudar um hábito exige repetição e persistência”, afirma.
ESCOLAS – Um dos focos da campanha está nas instituições de ensino. Faixas com frases educativas foram instaladas nas saídas das escolas parceiras, locais frequentemente marcados por transtornos como fila dupla, buzinas e até discussões entre pais.
A mensagem “Seu comportamento no trânsito é exemplo para seus filhos” convida os adultos à reflexão. “É importante que os pais pensem sobre a forma como dirigem, principalmente quando têm crianças dentro do carro”, reforça Edésio.
ATITUDES – A campanha também enfatiza o papel da comunicação visual entre pedestres e motoristas. Um simples gesto ou contato visual pode evitar acidentes ao sinalizar claramente a intenção de atravessar ou ceder passagem.
Duas orientações se destacam: O motorista, ao parar para o pedestre, deve ligar o pisca-alerta para avisar os carros que vêm atrás. O pedestre pode levantar o braço para indicar que deseja atravessar, facilitando o entendimento mútuo. “Mais do que nunca, reforçamos a necessidade de dirigir com cautela, com atenção. Porque, no trânsito, uma fração de segundo pode ser a diferença entre estar vivo ou estar morto”, conclui.
INSTITUTO – Fundado em 2019, o Instituto Pessoas Melhores é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos. Atua com projetos e formações voltados à resolução de problemas públicos, com foco em práticas eficientes que possam influenciar positivamente a agenda local.
Em 2024, o Instituto promoveu o encontro ‘Prepara Candidato’, voltado à capacitação de pré-candidatos a vereador. Já em março deste ano, deu sequência ao projeto com o ‘Prepara Vereadores’, reunindo representantes de oito cidades da região.
TOLEDO