Campanha: FAG Toledo e Banco de Sangue mobilizam doadores

A Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – conta com o apoio da comunidade para manter os estoques. A FAG Toledo iniciou uma campanha que visa incentivar a população a doar sangue e medula. Os acadêmicos estão desenvolvendo uma série de ações e criação de conteúdo.

Estudantes dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, estagiários da Agência Experimental de Comunicação (Agecin), da FAG Toledo, estão no processo de produção dos materiais. A experiência, que aproxima os acadêmicos do mercado de trabalho e tem uma contrapartida social, faz parte do projeto Faculdade Amiga do Hemepar.

A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto, pontua que a iniciativa foi da universidade. “A ação tem o intuito de ampliar a fidelização dos doadores, bem como, mostrar concretamente que a ação de doação se converte de fato em vidas salvas. Muitas pessoas doam e não sabem exatamente como o sangue delas fez diferença na vida de pacientes e familiares, diante disso, a ideia é mostrar que pessoais reais recebem o sangue e que esse faz toda diferença na vida delas”.

Vânia acrescenta que parte da população quando escuta que a doação salva vidas, deixa isso apenas no imaginário. A Campanha vai trazer depoimentos, relatos, ou seja, vai mostrar de maneira concreta a importância do ato de doar sangue.

COMUNIDADE ATIVA – “A participação dos acadêmicos e jovens nas inciativas de captação e doação de sangue são extremamente importantes para nós, pois envolve um público alvo para doações, em geral, com boas condições de saúde para fazer a doação e que podem se tornar doadores fidelizados”, destaca.

A faixa etária para doação é de 16 a 69 anos, contudo, no Banco de Sangue de Toledo, segundo Vânia, a maioria das doações envolvem pessoas entre 29 e 69 anos. “Isso nos fez refletirmos em relação a falta de conhecimentos dos mais jovens em poder doar sangue. Iniciativas como esta colaboram para que os mais jovens tenham ciência da ação de doação de sangue e se sensibilizem para o ato. Ainda ressaltamos que mesmos as pessoas que tem algum impedimento para doação, podem ser nossos colaboradores na captação, informando e orientando outras que possam doar”, declara.

A CAMPANHA – A campanha está em produção e deve rodar ao longo dos próximos meses em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue 2023, celebrado no em 14 de junho, e também ao aniversário de 25 anos do Banco de Sangue de Toledo, comemorado em 2023. Entre as produções dos estudantes estão, identidade visual da campanha, conteúdo para redes sociais, placas e cartazes, além de vídeos com entrevistas de pessoas que receberam transfusão. 

A Agecin é um espaço que recebe estudantes de todos os períodos dos cursos de comunicação, visando oferecer experiências próximas às vivenciadas no mercado de trabalho. Hoje a agência conta com mais de dez estagiários de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, que trabalham semanalmente em projetos da FAG Toledo.

Para o professor responsável pela orientação dos estudantes, Gabriel Antunes, trabalhos como esse da Agecin junto ao Hemepar, são benéficos para ambos os lados. “Os alunos conseguem colocar os conhecimentos deles em prática ao mesmo tempo que retribuem a sociedade, conscientizando sobre temas importantes. Já a Hemepar tem o benefício de estar em contato com os jovens e trabalhar a questão do incentivo a doação de sangue sob a luz da publicidade, da propaganda e do design, para ajudar a esclarecer e conseguir comunicar esses assuntos da melhor forma possível”, conclui.

QUEM PODE DOAR – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (a novidade é que adolescentes entre 16 e 17 não precisam mais estar acompanhados dos pais ou responsável, basta ter uma autorização assinada pelo tutor e no ato da doação ter um adulto responsável legal acompanhando. Acima de 60 anos só se já for doador); ter peso superior a 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e até quatro vezes em um ano. Já as mulheres, a cada 90 dias e até três vezes em um ano.

A doação pode ser agendada no site www.saude.pr.gov.br/doacao ou caso o interessado tiver dificuldade pode ligar no (45) 33791993.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.