Campanha Legal – Vire Amigo do Leão 2024 é lançada oficialmente
Estimated reading time: 5 minutos
“‘A pedra está lançada’” foi a citação do coordenador da Campanha Legal, o padre Hélio J. Bamberg, durante o lançamento da oficial da Campanha Legal – Vire Amigo do Leão 2024. O evento ocorreu na manhã de segunda-feira (21) Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda.
“A menção é para reforçar que começamos novamente a Campanha Legal. Minha proposta é que para este ano tenhamos o aumento de pelo menos mais R$ 100 mil em destinação em comparação a edição anterior”, destacou o coordenador.
Bamberg enfatizou a importância e a representatividade que a Campanha tem para as entidades beneficiadas e, consequentemente, as crianças e aos adolescestes atendidos. “É um trabalho desenvolvido por diversas mãos. Queremos agradecer e reconhecer o trabalho de todos os envolvidos. Um destaque a comunicação que ficou a cargo das equipes de marketing das cooperativas e fizeram com muita criatividade”.
Há alguns meses representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), outros órgãos e instituições que colaboram e participação Campanha Legal participaram de reuniões para a formatação dessa edição da Campanha. A cada ano novas metas são traçadas.
O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani, falou em nome das quatro cooperativas que apoiam a iniciativa: Sicoob Meridional, Cresol, Uniprime Pioneira e Sicredi Progresso. “Agradeço ser o representante desse grande movimento. É um privilégio poder participar dessa Campanha. As cooperativas fazem o adiantamento desse recurso sem taxa de juro”.
Cattani salientou que as cooperativas estabelecem desafios e metas para mobilizar e movimentar ainda mais essa Campanha. “Temos que ousar e fazer com que as pessoas olhem e vejam essas crianças. Temos que pensar que vamos ultrapassar R$ 1 milhão”.
MÃOS QUE MOBILIZAM – Quem falou em nome dos escritórios contábeis, foi o contador Ivo Destefeni. “É gratificante ver a prestação de contas e como está sendo aplicado os recursos. Os contadores são as ferramentas dessa Campanha. Em nossas mãos estão as informações – se a receita disponibilizasse os endereços dos potenciais contribuintes destinadores nós iriamos de casa em casa”.
Segundo Destefeni, para movimentar essa Campanha precisa, fundamentalmente, amor e recursos. Ele pontua que é primordial contar com o apoio de todos que possam ajudar. “São 26 escritórios atuantes, contudo, são aproximadamente 70 em Toledo, talvez alguns no anonimato participem, mas não vejo ação melhor que essa: é fazer o bem sem olhar a quem e sem tirar dinheiro do bolso”.
EVOLUÇÃO – A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Toledo, Iris Scuzziato, destacou que o dia era de celebrar essa iniciativa por esse trabalho de mais de duas décadas. Ela recordou de como foi o início desse processo, das dificuldades e como a Campanha avançou e tem contribuído com as entidades beneficiadas.
“Hoje é dia de focar nas metas e começar a trabalhar. O trabalho envolve a destinações e não a doção, pois é diferente”, reforçou ao salientar que Toledo tem uma rede de apoio e atendimento para as crianças e aos adolescentes que faz a diferença na vida delas.
DESTINAÇÃO – A Campanha Legal deste ano arrecadou R$ R$ 1.313.886,70. Contudo, o valor rateado entre as entidades foi de R$ 1.756.793,29 – tal diferença de arrecadação envolve entradas de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) do ano passado, multas entre outras (do Poder Judiciário) que são colocadas no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
As entidades beneficiadas foram classificadas após a Comissão de Análise e Seleção de Projetos. Dos valores arrecadados, R$ 517.491,17 foram destinados à Ação Social São Vicente de Paulo; R$ 133.833,92 à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Toledo); R$ 206.996,47 ao Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda; R$ 713.780,92 ao Centro Assistencial da Diocese de Toledo – Casa de Maria e R$ 184.690,81 à Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp).
PARCEIROS DESSA EDIÇÃO – A Campanha Legal é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Sincoeste, do CRC/PR e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap/PR). Prefeitura de Toledo, Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Sicoob, Sicredi, Uniprime, Cresol, Associação Toledana de Imprensa (ATI), Vaccinar, Prati Donaduzzi e 26 escritórios de contabilidade da cidade (Ágil, Alfa, Atual, Augi, Bloot, C&R, Danzer, Decisão, Deskon, Eco, Grando Assessoria Rural, Gruber, Liderança, Luckmann, Master, Padrão, Qualitycon, Ramos, Rdcon, Rocha, Roma, Rubens, Saga, Seleto, Sperotto/Tottes e Viabilize) são parceiros da iniciativa.
Da Redação
TOLEDO