Campanha Maio Furta-Cor: ações movimentam Toledo

Neste ano, ações do Maio Furta-Cor acontecem em Toledo. A ideia é fazer com que a campanha ganhe mais representatividade e possa sensibilizar a comunidade para a causa da saúde mental materna. Um encontro acontece no próximo sábado (13), na praça Willy Barth, e tem o intuito de levar mais informações sobre os temas que envolvem a saúde das mães.

O Maio Furta-Cor é uma campanha que visa incentivar a construção de políticas públicas de saúde com projetos de lei que possam prover o Maio Furta-cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres-mães.

A representante do Maio Furta-cor em Toledo, Natália Bertinatto Fabris, explica que a campanha tem o objetivo de promover ações conscientização em Maio, especialmente, por ser o mês das mães. Ela pontua que diversos municípios irão realizar uma marcha no dia 13 – ato que marca o movimento – contudo, em Toledo a ideia é realizar a campanha.

“Não optamos em fazer a marcha por entender que a cultura do município não teríamos a adesão esperada. A escolha foi fazer um encontro que irá contar com a equipe do Maio Furta-Cor de Toledo. O intuito é trazer momentos de lazer para todas as mães que estiverem passando pela praça”, relata.

ACOLHER E INFORMAR – No próximo sábado (13), na véspera do Dia das Mães, a partir das 9 horas acontece o encontro do Maio Furta-Cor com o tema: Saúde Mental Materna Importa! Assuma essa causa. Natália comenta que o evento irá contar com alguns profissionais da área da beleza que irão fazer maquiagem, também terá uma tenda de yoga com orientações e dicas sobre técnicas de respiração, de meditação, de massagem, além de brinquedos e recreação.

“Contamos com o apoio do Sesc de Toledo – com todo o apoio de suporte e combate – e do Núcleo Maria da Penha (Numape) – com informações sobre a atuação do Núcleo”, a parte teoria, com palestra e bate papo, ocorreu durante a semana com a psicóloga, Adriana Liell, no auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen).

A técnica de Atividades do Sesc de Toledo, Georgett Ribeiro Zancanaro, relata que essa é a primeira vez que o Sesc apoia essa ação. “É um movimento novo no município e o tema em questão precisa ser tratado, precisa ser abordado. No evento de sábado o Sesc terá uma tenda e irá contribuir nos trabalhos de levar mais informações sobre o assunto”, destaca ao enfatizar que a campanha visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

POR QUE MAIO FURTA-COR? – Maio é o mês que se comemora o dia das mães, momento oportuno de discutir causas maternas. Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

POR QUE FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL DAS MÃES? – Ainda existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando ele se estende ao campo materno esse estigma é ainda mais reforçado. No entanto assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e outras doenças e distúrbios que atingem as mães. A ideia do Maio Furta-Cor é que seja dada mais atenção aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do site Maio Furta-Cor

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.