Campanha Maio Furta-Cor: encontro na praça marca ações do movimento

A praça Willy Barth esteve movimentada no último sábado (13) com as ações da campanha Maio Furta Cor com o tema: Saúde Mental Materna Importa! Assuma essa causa. O encontro contou com a presença de profissionais que levaram mais informações sobre o assunto, além de atividades recreativas para as crianças.

O encontro teve o intuito de levar mais informações sobre os temas que envolvem a saúde das mães. O Maio Furta-Cor é uma campanha que visa incentivar a construção de políticas públicas de saúde com projetos de lei que possam prover o Maio Furta-cor como estratégia de política pública de saúde para mulheres-mães. A ideia é fazer com que a campanha ganhe mais representatividade e possa sensibilizar a comunidade para a causa da saúde mental materna.

“O evento foi bacana. Conversamos bastante com a população que veio até nós. Distribuímos um kit lanchinho e as crianças gostaram bastante”, pontou a representante do Maio Furta-cor em Toledo, Natália Bertinatto Fabris. “Contudo, não conseguimos atender todas as propostas iniciais, como prestação de serviços, mas fizemos uma boa divulgação da campanha que era nosso principal objetivo, então ficamos satisfeitas com a ação de sábado”, afirmou.

CAMPANHA – Segundo Natália, a campanha tem o objetivo de promover ações conscientização em Maio, especialmente, por ser o mês das mães. Ela explicou que em Toledo não devem ocorrer mais ações. “Serão realizadas duas atividades no município de Quatro Pontes”.

Nas ações promovidas em Toledo, o movimento contou o apoio do Sesc de Toledo – com todo o apoio de suporte, orientação e brinquedos infláveis (Sesc Lazer) – e do Núcleo Maria da Penha (Numape) – com informações sobre a atuação do Núcleo. A parte teoria, com palestra e bate papo, ocorreu durante na quarta-feira (10) com a psicóloga, Adriana Liell, no auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen).

“As datas de saúde e prevenção integram nossas ações. O Maio Furta-Cor é uma data nova em nossa cidade e os eventos foram um ponto inicial de conversas que irão durar. É importante que o tema seja discutido e que a saúde mental materna seja abordada para evitar doenças futuras”, concluiu a técnica de Atividades do Sesc de Toledo, Georgett Ribeiro Zancanaro.

POR QUE MAIO FURTA-COR? – Maio é o mês que se comemora o dia das mães, momento oportuno de discutir causas maternas. Furta-Cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.

POR QUE FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL DAS MÃES? – Ainda existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental e quando ele se estende ao campo materno esse estigma é ainda mais reforçado. No entanto assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e outras doenças e distúrbios que atingem as mães. A ideia do Maio Furta-Cor é que seja dada mais atenção aos fatores que vêm contribuindo ao sofrimento mental das mulheres face às crescentes demandas da maternidade.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do site Maio Furta-Cor

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.