Canal AgroMais estreia novo programa abordandorelevância do Plano Nacional de Fertilizantes 

O atual cenário mundial de insegurança alimentar e as oportunidades para o mercado brasileiro de fertilizantes estarão em pauta no Programa AgroFuturo, com estreia marcada para esta terça-feira (18/10), às 20h30, no Canal AgroMais do Grupo Bandeirantes.

Apresentado por Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COSAG/Fiesp), o programa inaugural terá como convidado o Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, presidente do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT).

Tendo como pano de fundo a crise global no abastecimento de insumos vitais à agricultura, Rocha vai detalhar as ações governamentais desenvolvidas para atenuar as repercussões internas do problema. O papel estratégico do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em março deste ano, será um dos destaques. O objetivo do plano é reduzir de 85% para 60%, até 2030, a importação destes produtos.

Para o presidente do COSAG, eventos globais como embargos à Bielorrússia, grande exportadora de fertilizantes e insumos, exigem uma nova política de fertilizantes para o Brasil. Segundo o executivo, 2022 tem sido um ano desafiador para a agricultura devido à invasão da Ucrânia pela Rússia – dois grandes países produtores de fertilizantes. O conflito causou enorme desequilíbrio nas cadeias globais de suprimento, elevando custos de produção em todo o mundo.

“No Brasil, o Plano Nacional de Fertilizantes mostra-se medida exequível, com metas e prazos claramente determinados. Trata-se de iniciativa fundamental para reduzirmos nossa dependência externa de três tipos fertilizantes mais utilizados em nossas lavouras: nitrogenados, com 80% do que é utilizado no Brasil sendo importado; fosfatados, com 55%; e um recorde negativo no potássio, de 95%”, ressalta Jacyr Costa.

O presidente do COSAG destaca que nos últimos 10 anos, mesmo sem expandir consideravelmente as áreas plantadas, o aumento da produtividade no agro brasileiro esteve atrelado ao consumo adequado de fertilizantes. “De 2010 para cá, a nossa demanda por fertilizantes cresceu 66% e isso impôs as novas práticas fixadas no plano em debate” enfatiza.

O novo programa terá exibição mensal e vai focar em diversas pautas ligadas aos desafios e oportunidades do agronegócio nacional. Segundo a Band, pela relevância das entrevistas o conteúdo será aproveitado por outras emissoras do Grupo Bandeirantes como o canais TerraViva, BandNews TV e Band aberta.

MediaLink Comunicação Corporativa

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