Carol e Bárbara vencem holandesas; Brasil encerra fase do vôlei de praia com 100%

O Brasil fechou a primeira fase do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos Paris 2024 com 100% de aproveitamento nas duplas femininas. Nesta sexta-feira (2), Carol Solberg e Bárbara Seixas venceram as holandesas Stam e Schoon por 2 sets a 1, de virada (parciais de 16/21, 21/17, 19/17), e fecharam a fase de grupos com três vitórias em três partidas, assim como a outra dupla brasileira, Duda e Ana Patrícia.

Já classificadas para as oitavas de final da competição antes de entrarem em quadra, Carol e Bárbara disputavam com Stam e School o primeiro lugar do grupo E. A partida também valia para um bom chaveamento na fase eliminatória das duplas brasileiras: com os primeiros lugares de seus respectivos grupos, Carol e Bárbara e Duda e Ana só se enfrentariam numa eventual semifinal, já na zona de medalha.

Como havia muito em jogo, a partida reservou emoção e foi decidida nos detalhes. As brasileiras tiveram que ajustar a estratégia para buscar a virada, uma vez que perderam o primeiro set diante de uma dupla holandesa bastante ofensiva.

“Foi um jogo muito duro, já sabíamos, pois nossos outros confrontos contra elas sempre foram muito disputados. Precisávamos manter nossa agressividade e nossa energia muito alta. Nesta partida a Carol jogou lindamente, me ajudou em vários momentos. Isso fez a diferença”, comentou Bárbara após o triunfo.

 

GettyImages-2164982063.webp
Carol Solberg e Bárbara Seixas comemoram vitória nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. FOTO: Elsa/Getty Images



“O formato do nosso esporte nos leva a jogar ponto a ponto, set a set. Não podíamos carregar a derrota do primeiro set para o segundo. Conseguimos separar isso. Perdemos no primeiro e fomos ajustando o que não estava legal. Sacamos melhor, fomos mais agressivas e foi fundamental para a vitória”, completou Carol.

No primeiro set, as brasileiras não conseguiram encaixar o jogo diante da forte equipe holandesa, atual número 3 do ranking mundial. As adversárias se impuseram, sobretudo em contra-ataques, e venceram a parcial por 21 a 16. Mas no segundo set, Bárbara e Carol reagiram, foram agressivas ofensivamente e ditaram o ritmo da partida para fazerem 21 a 17 e levarem o jogo ao tie-break.

No set decisivo, o início foi mais equilibrado, com as duas equipes trocando pontos e se alternando no placar. As brasileiras, então, passaram a ser mais efetivas nos contra-ataques e conseguiram abrir vantagem de quatro pontos na metade da parcial (8 a 4). As holandesas reagiram depois de três match points das brasileiras, e chegaram a virar o placar (16 a 15). Mas Bárbara e Carol se concentraram e fecharam em 19 a 17 para sacramentar a vitória por 2 sets a 1.

Evandro e Arthur Lanci também fecham fase de grupos com 100%

Pelo masculino, valendo o primeiro lugar do grupo E, Evandro e Arthur Lanci venceram os tchecos Perusic e Schweiner por 2 sets a 0 (parciais de 21/18, 21/16) também nesta sexta-feira (02). Já classificados para as oitavas de final, eles também fecharam a primeira fase da modalidade com 100% de aproveitamento.

 “Eu acho que a gente tem um pé no acelerador e isso é bem importante porque a gente impõe o nosso ritmo, na verdade. Acho que a gente coloca o nosso ritmo com bons saques, com o nosso sistema defensivo, com o nosso side out”, disse Evandro. “Então isso, cara, vai dando mais gás para o nosso time, mais confiança ainda”, completou o atleta.

Vôlei de Praia Masculino - Evandro e Arthur - Foto Miriam Jeske COB
Vôlei de Praia Masculino – Evandro e Arthur – Foto Miriam Jeske COB


Com um saque agressivo, principalmente de Evandro, que anotou 5 aces na partida, e um contra-ataque efetivo, os brasileiros se impuseram diante da forte e experiente dupla tcheca. Evandro também brilhou no bloqueio, enquanto Arthur defendeu importantes bolas que fizeram o Brasil abrir vantagem para fechar os sets. Agora, a dupla se prepara para a fase eliminatória da competição, começando nas oitavas de final.

“Está parecendo que estamos jogando em casa. A gente escuta a torcida do Brasil aí gritando pra gente parecendo que a gente está jogando no Brasil. Então isso deixa a gente mais a vontade dentro de quadra”, disse Arthur.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.