Casa de Maria: ‘Resgate das Brincadeiras Tradicionais e o Brincar na Brinquedoteca’ é tema de curso

Nesta quarta-feira (16), o projeto de extensão BrinqueUnioeste, vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, promove uma capacitação na Casa de Maria. O curso ‘Resgate das Brincadeiras Tradicionais e o Brincar na Brinquedoteca’ está voltado aos educadores sociais das instituições sociais de Toledo e do município que atendem crianças e adolescentes.

A gestora geral da Casa de Maria, Maria Inês Mânica, pontua a importância desse tipo de curso. “Achamos muito importa a necessidade do educador conhecer e resgatar brincadeiras”, reforça ao acrescentar todos os ‘encantos’ que a brinquedoteca tem na entidade.

Para Maria Inês, fomentar esse trabalho, ou seja, capacitar os profissionais para que possam instigar cada vez mais as crianças. “Estamos na era da tecnologia. Na Casa de Maria temos aulas de informática, afinal as crianças e os adolescentes precisam estar inseridos, contudo, não podemos esquecer da importância do brincar com a crianças”.

PARCERIA COM A UNIOESTE – Em 2001, a coordenadora projeto de extensão BrinqueUnioeste, doutora em Psicologia da Educação, professora do Curso de Pedagogia, da Unioeste de Cascavel, Eliana Maria Magnani, implantou na Casa de Maria uma brinquedoteca. Nesta quarta-feira (16), ela retorna na instituição para ministrar o curso.

Eliana enfatiza que a brinquedoteca é um ambiente organizado com vários brinquedos e jogos educativos, que servem para a criança escolher do que e como brincar e para o educador brincar/observar as necessidades infantis; pois, brincar é vida, saúde e alegria.

MUDANÇAS DE HÁBITOS – “Com o crescimento das cidades, violência no trânsito, falta de espaço físico nas moradias, redução do número de filhos por família, ascensão datecnologia, pessoas de todas as idades e inclusive crianças, tiveram mudanças em seus hábitos”, aponta.

A professora destaque as atividades livres e as brincadeiras tradicionais, passadas de pais para filhos, estão diminuindo, sendo substituídas por atividades direcionadas e pelo uso frequente do celular e da TV. As tarefas são necessárias, ensinam vários ofícios e a tecnologia auxilia nesse sentido, ademais mantem o contato das pessoas com o mundo globalizado. Contudo, ela alerta que é preciso cuidado, pois esses meios de comunicação acirram o individualismo e o consumismo.

“Em função dessas mudanças, surgiram as brinquedotecas, as quais preveem diversas atividades em locais abertos e fechados. Para tanto, faz-se mister investimentos na formação lúdica dos educadores, a fim de que despertem nos frequentadores da brinquedoteca o desejo de explorarem as ferramentas de que o ambiente dispõe para desenvolverem principalmente a imaginação e autonomia”, conclui.

Da Redação

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