Assembleia Legislativa celebra os 97 anos da Casa Militar do Paraná

Estimated reading time: 4 minutos
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta terça-feira (25), em sessão solene, a Casa Militar do Governo do Estado. O proponente foi o deputado estadual Soldado Adriano (PP), que destacou o papel fundamental do órgão na garantia da segurança do governador, vice-governador e suas famílias ao longo destes 97 anos de história.
O deputado estadual Soldado Adriano, que preside a Comissão de Segurança Pública da Casa, também afirmou em seu discurso de abertura da solenidade que a iniciativa é mais do que merecida, uma vez que homens e mulheres vêm se dedicando ao longo dos anos neste trabalho essencial para o desenvolvimento do Estado.
“Cuidam da integridade, cuidam da segurança do Palácio Iguaçu, cuidam de todas as autoridades do Estado do Paraná que trabalham diuturnamente para melhorar o nosso Estado e fazer do Paraná essa grande referência que é hoje”, disse.
Atualmente a Casa Militar é comandada pelo coronel Marcos Antonio Tordoro. Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido por todos os servidores:
“Estamos servindo o governador, vice-governador e suas famílias para que eles possam ter as melhores condições e realizar um bom trabalho em prol do povo paranaense. A Casa Militar atua não só aqui no estado do Paraná, em todos os municípios, mas também pelo Brasil todo, inclusive em algumas missões internacionais. Estamos muito honrados de receber essa homenagem e temos que comemorar todas as datas, todos os momentos onde nós conseguimos vitórias, sejam elas pequenas ou grandes. Hoje é um dia de muita alegria para a Casa Militar e para todos que contribuem e contribuíram ao longo destes 97 anos”, declarou em seu discurso.
Tordoro também foi homenageado na ocasião. De acordo com Soldado Adriano (PP), ele “tem dado uma demonstração do que é ser um verdadeiro líder, o que é tratar seus subordinados com muita educação, com muita cortesia, fazer o trabalho dele com muita seriedade, com muita responsabilidade e principalmente com muito profissionalismo”.
Participaram da solenidade o Coronel Emídio Angelotti, representando a Polícia Militar; tenente-coronel João Carlos, subchefe da Casa Militar; tenente-coronel Fernando Ferreira, representando o Corpo de Bombeiros do Paraná; major Nairo Cardoso, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; Robson Selleti, chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Paraná e a prefeita de Pérola, Valdete Cunha.
História
Em 29 de fevereiro de 1928, o Serviço de Ordens do Governo do Paraná passou a denominar-se Casa Militar. No entanto, a função de zelar pela segurança do gestor do estado teve seu início em 1857, quando o então desembargador José Antônio Vaz de Carvalho, 2º Vice-Presidente da Província do Paraná, atribuiu ao alferes Antônio Emílio Vaz Lobo funções junto à Sala das Ordens da Presidência. O serviço prestado e sua estrutura organizacional foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos, até chegar a entrada em vigor da Lei nº 19.848, de 3 de maio de 2019, que reformulou o Poder Executivo Estadual, quando a Casa Militar passou a ser considerada órgão essencial do Estado, vinculado à Governadoria.
Hoje a Casa Militar possui aproximadamente 300 servidores. A maioria são policiais militares, mas também estão lotados alguns policiais civis. Internamente, a instituição é organizada com diversos departamentos, como por exemplo, divisão de orçamento administrativo, segurança interna das instalações, assessoria jurídica, divisão de inteligência, o núcleo de compliance, a divisão de preparações de segurança entre outras.