Cascavel e Toledo unem forças para melhorias em transporte e infraestrutura
![Cascavel e Toledo](https://media.jornaldooeste.com.br/2025/02/1df31fed-reuniao_com_renato_silva_prefeito_de_cascavel060225_foto_wanderson_schumacher_39.jpeg)
Estimated reading time: 5 minutos
O Paço Municipal Alcides Donin recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a visita do prefeito de Cascavel, Renato Silva, acompanhado de integrantes de seu governo. O chefe do Executivo da cidade vizinha foi recepcionado pelo prefeito de Toledo, Mario Costenaro, e pelo vice-prefeito, Lucio De Marchi. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e teve como objetivo discutir temas estratégicos para os dois municípios.
Entre os principais assuntos debatidos estiveram os gargalos nos modais de transporte que impactam a logística e a competitividade da região. Entre eles, a implantação da cobrança de pedágio na BR-163, bem como os projetos de ampliação do Aeroporto de Cascavel e a reforma do Aeroporto de Toledo. Além disso, a reunião resultou em deliberações imediatas, como a construção de uma nova ponte de concreto sobre o Rio Lopeí, substituindo a atual estrutura de madeira, e a pavimentação asfáltica de um trecho de 1,8 quilômetro próximo à localidade de Esquina Memória, em Cascavel, que está dentro do território de Toledo.
A comitiva de Cascavel contou com a presença do chefe da Casa Civil, Severino Folador; da secretária de Comunicação Social, Beth Leal; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro; do secretário da Agricultura, Renato Segalla; da presidente da Transitar, Laura Rossi Leite; e da diretora de administração aeroportuária do Aeroporto de Cascavel, Jocemara Lopes do Amaranto. Pela Prefeitura de Toledo, participaram o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales; o assessor especial de Governo, Neuroci Antonio Frizzo; os secretários Thiago D’Arisbo (Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Marcelo Marques (Administração); e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Luiz Carlos Bombardelli.
Também estiveram presentes os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Cristiano Dall´Oglio Rocha, e da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Siro Canabarro. Cristiano veio acompanhado do vice-presidente de Relações Institucionais, Rafael Pastrello Hirata; e do vice-presidente de Finanças, Ademir Kopeginski; Siro contou com a companhia do vice-presidente Marcio Luiz Blazius.
Durante o encontro, Mario Costenaro destacou a importância da cooperação entre os municípios do Oeste do Paraná e reforçou a necessidade de maior representatividade política da região junto aos governos estadual e federal. “Foi uma visita muito cordial realizada pelo prefeito Renato Silva e sua equipe. Nos colocamos à disposição para esse diálogo conjunto e estruturado de questões fundamentais. É apenas uma reunião inicial, em que os interesses de Cascavel e Toledo foram apresentados com o propósito de nos fortalecermos enquanto região, atraindo para cá investimentos que gerem oportunidades e melhores condições de qualidade de vida”, avalia o prefeito de Toledo. “Saímos daqui também uma uma uma proposta de buscarmos inserir outros atores para essa conversa, mas é extremamente importante também a presença das duas associações empresariais, pois, com elas atuando, poder público e iniciativa privada de unem para avançarmos em pautas prioritárias”, analisa.
Renato Silva diz ter consciência plena de que Cascavel tem muito a aprender com Toledo, sobretudo no setor produtivo, e defendeu a união dos municípios para fortalecer reivindicações conjuntas. “Temos muitas coisas em comum e precisamos nos unir para pensar, lutar e colocar em práticas projetos de grande porte, pensando na realidade daqui 50 anos. Esta reunião pode ser o ponto de partida para decisões que no futuro beneficiarão toda a sociedade do Oeste do Paraná”, salienta. “Viemos para cá de coração aberto e esperamos a equipe do Mario Costenaro em nossa cidade o quanto antes. Se possível, em nosso estande no Show Rural, que será realizado na semana que vem”, complementa.
O presidente da Acic ressaltou a necessidade de revisar a legislação das regiões metropolitanas de Cascavel e Toledo e propôs a criação de um corredor industrial entre os dois municípios, o que exigiria novos acessos e marginais na BR-163, onde entende que a cobrança do pedágio “free flow” seja mais vantajosa. Ele também alertou para a necessidade de soluções rápidas para a Ferroeste, cuja concessão está próxima do vencimento.
A administradora do Aeroporto de Cascavel apresentou os avanços do terminal, que recebeu mais de 400 mil passageiros em 2024, alcançando uma categoria superior na classificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ela destacou a necessidade de investimentos para atender à crescente demanda.
Ao final da reunião, os prefeitos Mario Costenaro e Renato Silva propuseram ampliar o debate incluindo Foz do Iguaçu. Os dois se comprometeram a viabilizar um encontro semelhante ao desta quinta-feira, mas com a participação do prefeito Joaquim Silva e Luna e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Danilo Vendrusculo, com o objetivo de fortalecer ainda mais a articulação regional.
TOLEDO