CBAt convoca primeira seleção do ano para o Sul-Americano Indoor

Foram chamados 43 atletas – 21 no feminino e 22 no masculino – para a competição que será em Cochabamba, na Bolívia, nos dias 27 e 28 de janeiro; o Brasil é bicampeão e vai defender a sua hegemonia continental no evento

Bragança Paulista – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou a seleção brasileira que disputará a terceira edição do Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, em 27 e 28 de janeiro. Foram chamados 43 atletas, 21 no feminino e 22 no masculino. O Brasil vai brigar pelo tricampeonato sul-americano indoor – foi campeão em 2020 e 2022.

“É uma alegria para nós fazer uma convocação já em 11 de janeiro, da primeira seleção do ano, abrindo nossa temporada que tem Mundial Indoor também, tudo como preparação para o principal, que são os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. Fazemos questão de convocar as nossas seleções ao vivo para valorizar atletas, treinadores, equipes e patrocinadores”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, antes de anunciar os nomes que garantiram o direito a convocação pelos critérios estabelecidos.

Foram chamados dois atletas por prova, entre os seis primeiros colocados do Ranking Sul-Americano combinado (indoor e outdoor) no período de 6 de julho de 2023 a 10 janeiro de 2024. O critério foi discutido pelo Conselho Técnico e de Administração da CBAt, publicado e ainda foi realizado na última quarta-feira (10) o Desafio CBAt para proporcionar aos atletas a oportunidade de serem convocados.

“O atletismo indoor ainda é pouco praticado no Brasil. A CBAt deu a todos a oportunidade de participação no Sul-Americano que será na única pista oficial da América do Sul. Logo na sequência, teremos o Mundial, toda a preparação para a Olimpíada”, acrescentou Wlamir. O Campeonato Mundial Indoor será realizado de 1 a 3 de março em Glasgow, Escócia, e o Brasil já tem atletas qualificados, dentre eles o arremessador do peso Darlan Romani, campeão mundial indoor em Belgrado-2022, na Sérvia.

Gabriel Boza (APA-SP) foi o destaque do Desafio CBAt – saltou 7,98 m, boa marca para quem está apenas iniciando a temporada, mas já informou que o seu objetivo é conseguir obter o índice olímpico (8,27 m) para ir aos Jogos de Paris – o atletismo será realizado de 2 a 8 de agosto, no programa da Olimpíada que começa no dia 27 de julho. Fernando Ferreira (IEMA-SP), que venceu o salto em altura no Desafio CBAt (2,15 m) foi campeão no Sul-Americano Indoor em 2020, com 2,25 m, e vai a Bolívia para brigar pelo ouro de novo. “O estádio é muito bom, gostei muito, e vou buscar saltar bem pelo pódio”, disse.

“Sejam muito bem-vindos a seleção brasileira, a essa primeira delegação de 2024, um ano olímpico, extremamente importante, onde muita coisa vai acontecer. Temos grandes competições e a CBAt vai sempre oportunizar aos atletas a chance das disputas. Vamos com uma delegação forte ao Sul-Americano para manter a hegemonia no indoor. Eu conversei com o Darlan Romani, que está motivado, um bom termômetro, vi o salto do Gabriel Boza, iniciando bem a temporada. As expectativas são positivas”, concluiu Wlamir Motta Campos na live de convocação.

BRAGANÇA PAULISTA (SP)

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.