Celebração da Ceia do Senhor marca o início do Tríduo Pascal

Na Quinta-feira Santa acontece a celebração da Missa da Ceia do Senhor e marca o início do Tríduo Pascal. Nessa celebração é vivenciado o momento sacramental desse mistério, a instituição da eucaristia e o toda a simbologia do lava-pés.

A santa missa da Ceia do Senhor retrata a memória da Última Ceia, quando Jesus Cristo – na noite em que foi traído – ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue – sob o pão e o vinho – e os entregou aos apóstolos. A palavra eucaristia é derivada de duas palavras gregas ‘eu-cháris’, que significa ‘ação de graças’ e designa a presença real e substancial do Filho de Deus sob as formas de pão e de vinho.

“O Tríduo Pascal traz na quinta-feira a missa da Ceia do Senhor com instituição da eucaristia e do sacerdócio na forma de caridade, ou seja, o lava-pés. Essa missa celebra em toda as paróquias, nas 31 comunidades que temos”, explica o pároco da Catedral Diocesana, padre Hélio Bamberg.

INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO – Na véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’” – (Mateus 26,26), desse forma, Cristo quis – como na última ceia – que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho, instituindo o sacerdócio católico para que os discípulos pudessem celebrar a eucaristia.

“Esse é o momento que Jesus faz a Páscoa com os discípulos, um jeito de poder estar com ele todos os dias através da eucaristia. Nesse contexto, Ele faz a lavagem do peso com seus discípulos e isso significa de maneira bonita recordar o sacerdócio de Jesus ao concluir a celebração”, destaca o o bispo da Diocese de Toledo, dom João Carlos Seneme, ao acrescentar que depois acontece a vigília eucarística até a Sexta-feira Santa.

O LAVA-PÉS – O rito do lava-pés não é uma encenação que ocorre dentro da missa, mas sim um gesto litúrgico que repete o mesmo comportamento de Jesus. Durante a missa, o celebrante lava os pés de algumas pessoas da comunidade, fazendo o mesmo que Cristo: se colocando a serviço do povo para que todos possam ter a salvação eterna.

Após a Missa da Ceia do Senhor, o altar é desnudado. Esse ato da desnudação do altar faz parte de um rito com a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa. Esse ato é uma manifestação de respeitoso silêncio pela paixão e morte de Jesus Cristo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.