Censo: População de Toledo é de 156 mil pessoas

O IBGE divulgou na quarta-feira (28) a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano. Pela prévia do Censo 2022 do IBGE, Toledo tem uma população de 156.123 pessoas, um pouco abaixo das previsões que indicavam uma população superior a 160 mil pessoas. Entretanto, o crescimento é de 30,85% em relação ao último levantamento, em 2010, quando a população de Toledo era de 119.313, de acordo com os dados do IBGE. Isso representa um acréscimo de 36.810 mil pessoas desde o último levantamento.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União.

PLANEJAMENTO – Na opinião do prefeito Beto Lunitti, o número já era esperado dentro daquilo que estava sendo medido, até mesmo na previsão do seu Plano de Governo e a revisão do Plano Diretor feita recentemente. “Entendemos que ainda poderá ser alterada essa prévia”, comentou ele, apostando que a cidade deverá fechar o Censo deste ano muito próximo de 160 mil habitantes.

Para o prefeito a cidade está preparada para este novo momento em seu ciclo, graças ao que já vem sendo desenvolvido, através de novas estratégias de saúde da família, novos espaços de educação, novos espaços de lazer e recuperação dos existentes. Ele citou ainda a ampliação do sistema de segurança pública, com a implantação de um sistema integrado de vídeo monitoramento e ainda a recuperação viária, aliada ao planejamento de novos fluxos de mobilidade urbana “através de modificações que queremos executar nos próximos dois anos”. Para isso acontecer, lembra o prefeito, é preciso haver acordo com a iniciativa privada na cessão de algumas áreas na região onde se localiza a BRF para conexão da Tomaz Gonzaga com a Senador Atílio Fontana e a implantação de um binário na Almirante Tamandaré com ligação até a Avenida Parigot de Souza.

Lunitti ainda citou a declaração de utilidade pública de espaços territoriais, saindo da rotatória da J.J. Muraro até a rotatória da Avenida Maripá com a 1º de Maio, tomada em decorrência do fluxo grande de crescimento da cidade.

FUTURO – O prefeito Beto Lunitti destacou o papel da Câmara Municipal que, segundo ele, teve uma participação fundamental na revisão do Plano Diretor e conseguiu colocar Toledo até acima dessa capacidade de 160 mil. “Com a estrutura de hoje seria possível absorver até 200 mil habitantes”, destacou o prefeito, citando ainda estar consciente desse papel que o poder público “e ciente da responsabilidade das políticas públicas que precisam ser feitas, mas também como força motora do próprio crescimento”.

A questão fundamental nesse processo de crescimento demográfico, de acordo com o prefeito, é na política de educação estar estruturando a formação de pessoas para ter mão de obra qualificada pensando no futuro e citou o Biopark como o grande exemplo deste processo.

“Estamos no rumo de compreensão daquilo que é o nosso papel e estamos fazendo acontecer porque Toledo, já com o histórico de muitos anos, tem também se adequado ao Estatuto das Cidades e isso contribui para o desenvolvimento da cidade”, reforçou.

DESAFIO –Feliz com o processo de crescimento populacional, que determina, na visão de Beto Lunitti, também o crescimento econômico, porém, aliado a uma infraestrutura que ofereça qualidade de vida à sua população, o atual gestor municipal lembrou ser um “grande desafio” organizar a cidade pensando lá na frente, ainda mais com a absorção deste novo momento com a chegada de estrangeiros, a absorção cultural de quem está nas universidades e ainda a influência de executivos que estão vindo a Toledo de outros centros para fazer a gestão de empresas que estão crescendo. “São influências naturais que vamos tendo com o crescimento”, acrescentou Lunitti.

Para o prefeito, o planejamento que tem sido feito permite que Toledo esteja à frente desse crescimento registrado nos últimos anos. “Crescemos e estamos nos desenvolvendo na mesma toada do crescimento demográfico”, disse.

Outro ponto destacado por Beto Lunitti é que, com a subida de patamar em função da população, sobe também o índice do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Estamos prontos para essa perspectiva de crescimento e contamos com todos os munícipes para isso”, finalizou.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.