Centro Juvenil de Artes Plásticas formou 500 alunos e ajudou a expandir a arte em 2022

Em 2022, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), equipamento público dedicado à formação artística de crianças e jovens de 8 a 17 anos, reafirmou sua missão de difundir conhecimentos e valores culturais. Dentre diversas ações, o CJAP ministrou mais de 20 oficinas gratuitas ofertadas presencialmente, além de oito oficinas virtuais.

Cerca de 500 alunos foram atendidos, em turmas de artes visuais, desenho, teatro, arte urbana/skate, fotografia e audiovisual, entre diversas linguagens artísticas. “O resultado foi a ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes, com desenvolvimento de diferentes conhecimentos, expressões e habilidades”, afirma o diretor da unidade, Luiz Gustavo Vidal.

“O desempenho do CJAP mostra como a arte deve ser encarada e como a arte paranaense deve ser valorizada. O objetivo de manter crianças e jovens atuantes e conectados com o espaço do CJAP foi alcançado”, ressalta Vidal.

Além das oficinas, o CJAP fomentou eventos artísticos, como apresentações musicais, em colaboração com o Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, as mostras Lugares do Paraná e Releituras Modernistas, e exposições de obras dos alunos de Desenho, Artes Visuais e Teatro que exploraram temáticas como a “Comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil”.

Adriana Cichocki, coordenadora e integrante do corpo docente do CJAP, destaca o avanço significativo do setor educativo em 2022, com a ampliação do atendimento à comunidade por meio de parcerias e ações sociais. “Mais de 550 crianças e adolescentes de escolas públicas tiveram a oportunidade de conhecer o espaço cultural por meio de atividades mediadas, vivenciar e experienciar diversas linguagens artísticas, ampliando o repertório cultural”, afirma Adriana.

PARCERIAS – Em 2022, foram firmadas parcerias que ampliaram o alcance social do CJAP. Destaque para ações em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) na realização de oficinas de Artes Visuais e Arte Urbana durante a feira em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, e projetos de extensão em visitas técnicas com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A aplicação do projeto Arte no Paraná envolveu mais de 250 docentes e docentes em formação, que além do acesso ao material produzido, tiveram a possibilidade de reverberar esses conhecimentos para seus futuros alunos e colegas de docência.

Houve também a ampliação de projetos educativos, como o projeto de formação e capacitação de docentes do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, pertencente à rede estadual de educação; do programa Linhas do Conhecimento, da prefeitura de Curitiba; e do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Nas atividades de formação dos professores, foi destaque a socialização dos professores da CJAP com o setor educativo do Museu Casa Alfredo Andersen e Museu da Imagem e do Som, assim como ampliação e compartilhamento dos conhecimentos artísticos, valorizando a formação continuada de arte.

BICHOS DO PARANÁ – Neste ano o CJAP ainda promoveu a terceira edição do Concurso Paranaense de Desenho, com a temática “Bichos do Paraná: Personalidades”, inspirada na canção de João Lopes. A proposta foi representar diferentes figuras do Paraná, mostrando o valor da gente paranaense. 

Com mais de 350 participações de crianças e adolescentes, representando todas as regiões do Estado, o maior impacto dessa ação foi poder dar incentivo e destaque ao talento e esforço de jovens de diferentes municípios, com a oportunidade de mostrar seus trabalhos, expressar suas ideias e incentivar a criatividade artística.

Como desdobramento do concurso, foi organizada a exposição “Bichos do Paraná”, com as obras dos 40 artistas selecionados, 20 na categoria infantil e 20 na juvenil. A abertura e premiação dos primeiros colocados aconteceu no Canal da Música, e contou com a presença de diversos homenageados, como os artistas Plá, Carminha Lopes (esposa de João Lopes), Rogério Dias, Paulo Munhoz.

Da AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.