Cerimônia de abertura dos Jogos Regionais Paradesportivos acontece hoje

Mobilizar e fomentar a prática esportiva adaptada promovendo a qualificação das pessoas mobilizadas na primeira edição dos Jogos Regionais Paradesportivos de Toledo. O evento começa nesta sexta-feira (9), na Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo II, com o cerimonial de abertura e palestra proferida pelo professor e coordenador do projeto de extensão “Práticas Esportivas e Treinamento para Pessoas com Deficiência” da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. A palestra terá como foco o livro “Esporte Adaptado e Ergonomia – Recomendações para o desenvolvimento de bancos de arremesso a partir de uma análise ergonômica”.

O professor, Gilberto Martins Freire, explica que a agenda de inclusão é gigante e composta por diversos tópicos que devem ser considerados quando se fala em inclusão. “Então, nesta perspectiva precisamos em primeiro plano ter uma visão sistêmica do cenário em que nos encontramos para que possamos identificar os paradigmas do processo de inclusão e começar uma intervenção neste sentido”.

Freire acrescenta que “o conhecimento de outras ciências, como Desenho Universal, as Tecnologias Assistivas que são amparadas pelos estudos da Ergonomia (ciência que adapta o trabalho ao homem) são fundamentais para ampliar as possibilidades de inclusão. Como exemplo, pode-se citar o banco de arremesso para pessoas com comprometimento dos membros inferiores que é um artefato esportivo que torna a prática dos arremessos (peso, dardo e disco) possível para as pessoas que não tem a possibilidade de ficar em pé”.

Ainda neste contexto Freire destaca a Teoria da Autoeficácia defendida pelo psicólogo Bandura. “Nela, as pessoas têm a consciência e o empoderamento de realização, tão significativa para quem vai trabalhar com este segmento, como também para a pessoa com deficiência”.

De acordo com o professor, é necessário empoderar cada participante para praticar o exercício físico e atividade esportiva adaptada, pois, se eles conseguem arremessar, saltar ou correr, podem também produzir na escola e no trabalho. “Mas, é preciso que tenham oportunidades de exercer sua cidadania plena. Acreditamos também na teoria da esperança e os Jogos Paradesportivos estão nesta direção. A esperança é coletiva, ou seja, ao inserir o esporte na vida do cidadão é acreditar em novas possibilidades sejam sociais, laborais e de saúde”.

OBRA – Outro assunto a ser abordado pelo professor é o conteúdo do livro de sua autoria. “A obra faz um gancho com a competição e discorre – especificamente – sobre a modalidade de atletismo que é a prática mais difundida no país e onde temos mais medalhas em Jogos Paradesportivos. Será uma oportunidade ímpar de conhecer um pouco sobre este tema relevante para o esporte adaptado”.

As competições acontecem neste sábado (10). Freire complementa que a proposta da competição é disseminar a prática esportiva em Toledo e na região Oeste. “Quando estava na coordenação do atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Associação Brasileira de Desportos em Cadeiras de Rodas desenvolveu um projeto chamado Jogos Paralímpicos Brasileiros em vários municípios do Brasil, estes jogos de Toledo tem o mesmo formato. O município de Ponta Grossa sediou dois destes jogos onde a semente foi plantada, alguns anos depois, a equipe de Ponta Grossa se consolidou como campeã Paranaense de Paratletismo. Isso demonstra que a semente plantada no passado frutificou e acredita-se que a cidade de Toledo possa se tornar um polo de esportes para pessoas com deficiência por ter uma vocação esportiva na região”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

A PROVA

Os Jogos Paradesportivos poderão ser partilhados em torno das modalidades: paratletismo, paraciclismo, bocha adaptada e parabadminton. Os jogadores serão divididos em duas categorias: iniciante e quem já possui a avaliação funcional. Equipes de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Ponta Grossa e Assis Chateaubriand já confirmaram presença.

Os Jogos Regionais Paradesportivos são organizados pela Associação Correr Toledo – em parceria com o setor Esporte na Natureza, Esporte no Interior e Paradesporto da Smel e com patrocínio da Itaipu Binacional. A prova tem o apoio do Centro Integrado de Medicina Avançada do Oeste do Paraná (Cima) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (45) 99805-2667.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.