Cerimônia para a entrega de certificados acontece na próxima semana

Estimated reading time: 4 minutos

O Município de Toledo, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI/Parquetec), Itaipu Binacional e Governo Federal realizam, no dia 11 de dezembro, a cerimônia de entrega de certificados do projeto Todos Contra Dengue, Zika e Chikungunya. O evento acontece a partir das 18h30, no auditório da Prefeitura.

A coordenadora pedagógica de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) Vaniria Lysyk Teixeira Bianchi explica que a proposta do projeto vem de encontro com as atividades desenvolvidas na pelo Programa Agente Mirim. “Ele é um programa interdisciplinar de combate ao vetor de arboviroses Dengue, Chikungunya e Febre Amarela. Ações pedagógicas foram realizadas na última sexta-feira do mês nas escolas da rede municipal.

AÇÕES – De acordo com a coordenadora pedagógica, os objetivos são contribuir e sensibilizar quanto ao combate do mosquito Aedes aegypti, promover ações de educação preventiva, visando aumentar a conscientização e a promoção de adoção de comportamentos mais responsáveis, na qual o Município faz adesão. “Nesta abordagem, a Educação desempenha um papel fundamental e o intuito é transformar o aluno em agente multiplicador, capacitado para fiscalizar o meio ambiente habitado, tanto dentro de suas casas quanto na sociedade em geral, promovendo ações simples de combate à dengue”.

Vaniria destaca que as Secretarias da Educação e Saúde são responsáveis pelo programa que na sua trajetória se estendeu para as escolas particulares, com a adesão de parceiros. Ela salienta que o programa desenvolve formação de professores, disponibilização de coletes e kits pedagógicos para alunos dos quartos anos. Os professores ainda receberam bolsas, com a duração de cinco meses; elas iniciaram em julho deste ano.

No período, os bolsistas tiveram diversas responsabilidades, destacando:

– Participar das formações e encontros;

– Acessar o AVA e participar dos fóruns e atividades promovidas pelo projeto;

– Enviar relatórios mensais das atividades desenvolvidas com alunos e comunidade escolar;

– Utilizar o kit com os materiais didáticos ofertados aos alunos;

– Realizar palestras sobre dengue para a escola e comunidade;

– Elaborar materiais didáticos (cartazes, flyers) como informativo, com o objetivo de combater o mosquito transmissor;

– Realizar mutirão para eliminar pontos de foco;

– Dedicar-se, às atividades pertinentes ao projeto no qual a bolsa está vinculada;

– Apresentar, nos prazos determinados, as entregas previstas no projeto. A recorrência da não entrega das atividades pode resultar na suspensão do pagamento ou cancelamento da bolsa;

– Entregar o relatório mensal das atividades promovidas com estudantes e comunidades, com as informações solicitadas pela equipe técnica do PTI;

– Participar ativamente das formações (presencial ou On-line) a serem ofertadas;

– Participar das comunicações ofertadas pela equipe técnica (encontros on-line, Lives, evento final);

– Realizar registros fotográficos de todas as ações desenvolvidas e solicitar autorização de imagem aos envolvidos;

– Acessar ativamente o Ambiente de Aprendizado (AVA) e participar dos fóruns de discussão e realizar a leitura dos materiais;

– Autorizar a Fundação PTI -BR a tornar pública as produções técnico-científicas decorrentes das atividades como bolsistas incluindo as produções realizadas pelas bolsas de extensão, por meio do Repositório Institucional da Fundação PTI -BR.

Da Redação

TOLEDO

PTI-BR

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), sediado em Foz do Iguaçu, é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade, com a missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.