Certi Coopagro retoma atividades com programação diversificada para idosos
![](https://media.jornaldooeste.com.br/2025/02/32b809a4-certi_coopagro1102.jpg)
Estimated reading time: 3 minutos
O Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi Coopagro) retomou suas atividades nesta terça-feira (11), oferecendo uma recepção especial com café da manhã e a presença de autoridades. A programação incluiu diversas atividades para reintroduzir os idosos à rotina do espaço, enquanto a retomada oficial acontece na segunda-feira (17).
Eliete Begnini Decol, técnica esportiva no Certi há 17 anos, destaca a importância desse retorno gradual. “É uma alegria voltar às atividades. No período de férias, sabemos que isso faz bastante diferença para o idoso. Então, temos que retomar aos poucos para recuperar a capacidade física. Tudo isso requer cuidado para que eles se mantenham em movimento”, explica.
O Certi oferece diversas iniciativas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável. A prática de atividades físicas, como fortalecimento muscular, treinamento funcional, natação, hidroginástica e danças, contribui para a melhora do tônus muscular, flexibilidade, postura e equilíbrio, além de proporcionar relaxamento físico e mental.
Além das atividades físicas, o espaço também promove inclusão digital por meio do Projeto Conectados, que capacita idosos no uso de smartphones e na navegação pela internet. O objetivo é garantir autonomia no acesso a informações e serviços online, fortalecer vínculos sociais e proporcionar um ambiente de convivência.
Outra iniciativa de destaque é a Oficina Divertidamente, que estimula funções cognitivas e sociais, prevenindo situações de vulnerabilidade e fortalecendo laços familiares e comunitários. Por meio de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, leituras e outras atividades, os participantes desenvolvem a memória, a atenção e a concentração.
A coordenadora do Certi, Vanessa Daiana Gaudilho Sanches, anuncia novidades para este ano. “Vamos introduzir a Oficina de Livros, que trabalhará a contação de histórias. O idoso gosta muito de ouvir e compartilhar histórias. Também retomaremos a sala de artesanato, que estava desativada há alguns anos”, revela. Ela ainda enfatiza que o espaço é completo, pois “aqui, há todas as atividades que eles precisam no dia a dia. É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.”
Para participar, os interessados devem ter mais de 60 anos e possuir o Cadastro Único do CRAS. A inscrição deve ser feita presencialmente no Certi, onde o idoso passará por uma avaliação médica para determinar quais atividades são mais adequadas para sua condição física. “Se ele não puder participar das atividades físicas, há diversas outras oficinas disponíveis, que não exigem esforço físico. Às vezes, os idosos pensam que o espaço se limita à educação física, mas há muitas outras opções”, reforça Vanessa. As atividades do Certi ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.