‘Chá Literário’ contribui para a formação intelectual e social aos alunos
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Uma xícara de chá pode inspirar uma pessoa; já o chá literário é uma ferramenta de incentivo ao hábito da leitura, produção textual, desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento, assim como as habilidades culturais.
Como já dizia a escritora Ruth Rocha: “Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo”. E os estudantes do segundo ano da Escola Municipal Antônio Scain receberam esse estímulo e desenvolveram o projeto Chá Literário durante o ano de 2024. O trabalho é organizado pela professora Elissiane Aparecida Zen do Amaral, responsável pelos componentes de Ensino Religioso e Arte e pela professora regente de turma Luciana Alves Pinto.
Segundo a professora Elissiane, a ideia do primeiro Chá Literário com a turma surgiu ainda em abril, em virtude da comemoração do Dia do Livro Infantil, lembrado no dia 18 daquele mês.
O Chá Literário é uma atividade que faz os alunos saiam da sala de aula, do comum do dia a dia, e faz com que eles mostrem um pouco do que sabem, se esforcem para apresentar suas habilidades, seja por meio da poesia ou canto, por exemplo. “O Chá Literário estimula o interesse dos estudantes pelos diferentes tipos de texto. Com isso, deve-se mostrar a importância das possibilidades que a literatura oferece, como conhecimento, criatividade e comunicação”, afirma a professora regente de turma Luciana.
CONFRATERNIZAÇÃO – O tema escolhido na terceira edição do Chá Literário foi Diversidade. Também foi um momento de confraternização com as famílias. Luciana conta que a organização do evento, inclusive, montou uma mesa de frutas.
Com relação a parte prática do Chá Literário, a professora explica que as obras com a temática foram selecionadas durante os meses de outubro e novembro deste ano. “Entre as obras selecionadas estão ‘Amoras’ e ‘E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas’ do autor Emicida, ‘Diversidade’ e o poema ‘Ser criança’ da autora Tatiana Belinky, ‘Flicts’ e ‘O menino marrom’ do autor Ziraldo, ‘Bom dia todas as cores’, ‘Viva a diferença’ e o poema ‘Pessoas são diferentes’ da autora Ruth Rocha, ‘A menina e o tambor’ da autora Sônia Junqueira, ‘Neguinha, sim!’ do autor Renato Gama, entre outras obras”.
A partir da leitura das obras foram criados momentos de conversação sobre diferentes temas. “Os assuntos abordados foram respeito a diversidade, religião, raça e opinião. Tudo de forma leve, tranquila e partindo sempre do ponto de vista das crianças. As diferentes histórias nos possibilitaram conversas e relatos profundos”, destaca a professora.
Ao trabalhar a obra ‘Amoras’, o texto trouxe a possibilidade de pesquisar sobre a história de figuras negras importantes para a formação do Brasil. “Nos diferentes aspectos e complexidade da palavra, porque a diversidade existe em âmbitos diversificados. O principal objetivo era desenvolver na criança o respeito”, enfatiza a professora.
FUTURO – Neste contexto, a família tem um papel importante, a medida em que é a base dos valores trazidos pelas crianças para dentro da escola. “E é claro principalmente pela parceria no incentivo à leitura. As crianças e as famílias sentiram o desejo de participar mais ativamente do nosso Chá Literário. Desta vez tivemos a participação de uma mãe na contação de história”, enfatiza Luciana.
Com a proximidade do fim do ano letivo, o projeto está finalizado em 2024. A professora avalia que os resultados são positivos e incríveis. “Era possível observar no ‘olhar’ de cada criança, familiar e professores o quanto estavam envolvidos com este momento. Sem falar (é claro) na melhora acadêmica, como fluência na leitura dos estudantes”.
Os estudantes contaram histórias e recitaram poemas. “A capacidade de argumentação também foi uma questão em que os avanços foram significativos. O Chá Literário ampliou os horizontes de cada participante e suas formas de ver e sentir o mundo”, pondera Luciana.
A leitura é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento das crianças. Para o ano de 2025, o objetivo é dar continuidade ao projeto e, principalmente, ampliar o seu alcance. “Nós queremos envolver outras turmas e buscar novas parcerias. A literatura é importante para a vida; ela contribui para a formação intelectual, social, desenvolve o senso crítico. Ações de incentivo à leitura como o Chá Literário oportuniza esses primeiros contatos com obras e autores incríveis. Leva nossas crianças a descobertas e viagens que sem a literatura talvez jamais as fizessem”, finaliza a professora Luciana.
Da Redação
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