Cidade e interior devem começar, desde já, o combate às formigas cortadeiras

O Departamento de Desenvolvimento Agropecuário, da Secretaria Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), orienta a população urbana e rural de Toledo a realizar ainda no inverno as medidas de controle das formigas cortadeiras, antes das revoadas destes insetos que geralmente ocorrem na primavera, entre setembro e novembro. Para ser mais eficiente, este combate deve ser feito de forma simultânea tanto pelos moradores da cidade quanto os do interior.

Este é um dos pontos abordados em material impresso e vídeo elaborado no ano passado pelo setor em parceria com o Departamento de Comunicação. O conteúdo, que também pode ser acessado no site www.toledo.pr.gov.br/formigascortadeiras, também apresenta dicas importantes que visam à contenção de danos causados em hortas, jardins e plantações por esta praga, impedindo a formação de colônias (formigueiros).

Em nível local, os maiores problemas são as formigas saúva e quenquém, espécies presentes na maioria dos biomas brasileiros. Sua rotina consiste basicamente em cortar e carregar as folhas até os seus ninhos porque esse material é utilizado para a produção de fungos que, mais tarde, servirão de alimento para esses insetos.

Embora exista um período crítico, o combate às formigas cortadeiras deve ser permanente e o meio mais eficaz para isso é o controle químico. Iscas tóxicas, termonebulização e uso de produtos pós-secos, líquidos e gases disponíveis no mercado são as técnicas mais empregadas. 

Feitas à base de bagaço de laranjas, óleos essenciais e cobre, as iscas tóxicas são o método mais comum e eficiente, atuando por ingestão e, devido à sua ação retardada, garante-se, assim, a dinâmica de contaminação de toda a colônia. Com o solo seco, devem ser colocadas próximas às bocas dos formigueiros e junto dos carreiros. 

Para aplicar o formicida, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual (luvas e máscaras). Recomenda-se que animais domésticos sejam afastados do ambiente enquanto o procedimento é realizado.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.