Cientistas do Jardim conquistam o primeiro lugar da Gincana Ecológica

Com a apresentação de provas que exigiram criatividade, conhecimento, dedicação, espírito de equipe, mobilização, estratégia e até um pouco de fôlego, a Gincana Ecológica Toledo 2022 chegou ao seu ápice neste último domingo (26) no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Foi um mês intenso para as seis equipes que, desde o dia cinco deste mês, não pouparam esforços em prol de atividades voltadas para as questões ambientais do município, sempre com o enfoque na Educação Ambiental. 

As ações foram planejadas pela Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) e foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Núcleo Regional de Educação (NRE), Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros. Contamos ainda com o apoio do Centro Universitário FAG, 7CNC, Secretaria de Cultura, Sanepar, Grupo de Escoteiros Vicentino de Toledo e Rotary Clube Aliança. 

Classificação – A classificação final da Gincana Ecológica ficou assim: Em 1º lugar, a equipe Cientistas do Jardim, do Colégio do Jardim Porto Alegre; em 2º lugar, a equipe Todos Por Todos, do Colégio Castelo Branco (Premem);  o 3º lugar ficou com a equipe EcoLaSalle, do Colégio La Salle; logo em seguida, com o 4º lugar, a Equipe Funet; a Equipe Balburdia Ecológica, do Colégio Novo Horizonte, conquistou a 5ª posição; e a Arara Azul, do CJU Coopagro ficou com a 6ª posição. 

“A participação na Gincana Ecológica demandou bastante esforço dos alunos, pais e coordenadores. Algumas tarefas se mostraram desafiadoras e outras mais fáceis. Os alunos se divertiram e aprenderam ao mesmo tempo, trabalharam em equipe e também precisaram desenvolver habilidades que não tinham, como costura, pintura, dança e canto”, avaliou a coordenadora da equipe vencedora, a professora Dionéia Schauren.

Ela falou das experiências vivenciadas pelos alunos durante a Gincana Ecológica. “Acreditamos que o domingo com as provas surpresas e a entrega das provas foi o melhor momento, aumentou a união da equipe, aproximou os pais dos alunos, pois os mesmos estavam na torcida e isso foi uma experiência diferente que vivenciamos”, conta.

Segundo Dionéia, o momento mais marcante foi do segundo domingo de gincana (12/06) no Parque Frei Eusébio, onde “apesar de termos feito a limpeza da área, não foi possível limpar uma parte do córrego que havia lá no meio e um menino na sua inocência tentava pescar os pequenos peixinhos que ali haviam no meio da sujeira”, relata a professora.

Sobre a sensação de levar o primeiro lugar a “profe” respondeu com modéstia. Indiferente do resultado, a sensação é de objetivo cumprido. Proporcionar um momento de aprendizagem e descontração aos alunos foi muito legal, além de certa forma dar a eles a oportunidade de conhecer em Foz do Iguaçu, lugares que muitos deles não conhecem e talvez não conseguiriam. A sensação de ganhar o primeiro lugar foi maravilhosa, saber que nos superamos e que todo o esforço valeu a pena foi muito bom”, comemorou.

A equipe vencedora fará um passeio até a cidade de Foz do Iguaçu no mês de setembro, no dia da árvore. No roteiro está uma visita técnica à Usina de Itaipu, Refúgio Biológico e Cataratas do Iguaçu. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto, também comemorou os resultados obtidos durante o mês. “Nós queríamos trabalhar a Educação Ambiental não formal e engajar a comunidade nas redes sociais da secretaria para dar maior visibilidade ao trabalho que é realizado durante o ano, não apenas durante a programação do Junho Verde. Nesse sentido superamos todas as expectativas. As equipes se dedicaram e apresentaram um resultado surpreendente, apesar de todas as dificuldades que enfrentaram e dos desafios que apresentamos. Por isso todas estão de parabéns. Essa gincana serviu de aprendizado para a equipe. Queremos melhorar o formato, os atrativos e realizar a Gincana Ecológica Toledo 2023 no próximo ano”, frisou o gestor municipal. 

A presidente do Rotary Aliança, Nanci Nogueira Teste, foi uma das sete pessoas do júri que avaliou as provas apresentadas. Ela classificou a Gincana como “maravilhosa” e destacou a importância da conscientização das crianças, seus familiares e comunidade. 

“Em nome do Prefeito Paranhos e do nosso secretário Nei Hamilton Haveroth, quero agradecer o   Município de Toledo por proporcionar esse momento de descontração e ao mesmo tempo de aprendizado para todos que propõem diariamente o cuidado com o Meio Ambiente”, congratulou o jurado Ailton Martins Lima, Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel.

Resultados – Durante o mês as provas fotográficas envolvendo imagens de recursos hídricos, espaços verdes, áreas de preservação, animais para adoção e belezas de Toledo obtiveram cerca de 12 mil curtidas só no instagram da SMMA. As equipes proporcionaram o plantio de mais de 60 mudas de árvores nativas. Cinco praças e parques lineares foram limpos em uma ação que resultou no recolhimento de 120 sacos de resíduos. Foram arrecadados 88,250 quilos de lacres de alumínio e 163,141 quilos de tampinhas plásticas, totalizando mais de 250 quilos de resíduos destinados ao Rotary Club comercializar e investir na compra de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas leito e muletas. Também foram arrecadados alimentos que serão destinados para as famílias dos catadores de recicláveis da Acatol. 

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.