Circuito Sesc de Corridas do Paraná reúne centenas de atletas em Toledo

O Sesc convida as pessoas a ‘correrem’ em caminhos para mais bem-estar e qualidade de vida. O Circuito Sesc de Corridas do Paraná 2023 tem mais duas etapas neste mês: União da Vitória (21/5) e Londrina (28/5). No último domingo (7), Toledo sediou essa verdadeira festa. O município também recebeu a Caminhada da Família do Sesc.

O objetivo é proporcionar experiências para manter a saúde física e mental, com destaque para as práticas físicas ao ar livre. Atletas participaram da corrida de 5 km (16 anos em diante) e partir de 18 anos do trajeto com 10 Km. Os percursos são devidamente aferidos e certificados pela Federação de Atletismo do Paraná.

De acordo com a gerente executiva do Sesc Toledo, Paula Bernardini, para o Sesc PR sua saúde e bem-estar são de fundamental importância. “O Sesc organizou uma verdadeira festa para todos os participantes. A finalidade da prova é congregar as pessoas em torno do esporte, do lazer e de todas as seis áreas”.

Paula parabeniza a todos os corredores e as pessoas que participaram da caminhada. “Cada atleta possui um desafio e é preciso respeitar e parabenizar a iniciativa. Porque cada corredor poderia ter desistido, mas todos seguiram e buscaram a superação”.

DEASAFIO – Quem buscou essa superação e fez uma ótima prova foi o editor do JORNAL DO OESTE, Márcio Pimentel, responsável pelo ‘Programa Fim de Tarde com o Editor’. Em sua segunda corrida, Márcio decidiu encarar os dez quilômetros. Chegou no local da prova, animado e confiante. A principal meta do jornalista era finalizar o percurso e ele conseguiu. Com 1h06, o editor conclui a prova.

“Estou bem; um pouco cansado e com algumas dores nas pernas. Mas, quero mostrar que se eu – aos 52 anos – consigo, qualquer outra pessoa também é capaz de superar o seu limite. Não tem idade para iniciar uma atividade física. O que vale é a força de vontade e a determinação. Minha família, amigos e colegas incentivaram a minha participação e estou contente com o meu resultado”.

Na oportunidade, o editor Márcio Pimentel incentiva a prática do exercício físico e também sugere que cada pessoa busque o auxílio de um profissional. “Frequente uma academia; faça uma caminhada; dance, enfim, invista em algo que você goste e se sinta bem”, afirma o jornalista ao destacar o uso de roupas e calçados adequados e confortáveis. Ao ser questionado se participará de mais uma prova de corrida, a resposta é rápida e direta: sim. “Vou tentar me preparar melhor. O meu cotidiano é ‘corrido’, mas vou procurar a fazer uma preparação”.

Quem também participou dos dez quilômetros foi o diagramador do JORNAL DO OESTE, Marcelo Rocha, que é ciclista, mas nos últimos tempos tem participado de corridas de rua ou em trilhas. Essa é a sua sexta participação em prova. “Tem sido uma experiência diferente. Estou gostando de correr e hoje já começo a estudar a participação em um Duathlon”.

O próximo desafio de Marcelo ainda para este ano é correr uma Meia Maratona (21 Km). “Quero conciliar os treinos de corrida com os da bike e a academia”, afirma o atleta ao enfatizar que a organização estava excelente.

REFERÊNCIAS – Para o representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Beloir João Rotta a entidade mostra que possui uma estrutura organizada em diversos segmentos no Paraná. “Nós vemos com bons ‘olhos’ essas provas e o Sesc de Toledo está de parabéns pela organização”.

Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Toledo (Smel), Eudes Dallagnol, Toledo já é referência em corrida de rua. “O Poder Público tem buscado fazer parcerias com outras entidades, entre elas o Sesc. Nós mantemos essa parceria há anos. Hoje percebemos que Toledo é uma cidade encantada pela prática esportiva e pela corrida de rua. Uma prova acontece no Parque Ecológico Diva Paim Barth, outra em trilhas, essa no Sesc e outras que ainda serão realizadas”.

CORRA COM O SESC PR – O Circuito Sesc de Corridas é o maior do Paraná e neste ano é realizado em 23 cidades. Com valores das inscrições acessíveis e gratuitas para pessoas com deficiência, o Circuito contribui para o crescimento da modalidade esportiva mais democrática: a corrida de rua.

Conforme informações da assessoria de imprensa do Sesc, no dia da prova, todas as etapas têm o serviço de empresa de cronometragem, árbitros da FPA, serviço médico, ambulâncias, guarda-volumes, batedores, água e frutas, premiação com medalhas para todos os concluintes e troféus para os cinco melhores de cada categoria e medalhas especiais para os três primeiros colocados nas categorias.

Para realizar o evento, o Sesc PR tem o apoio de parceiros fundamentais nas cidades. Entre eles, as prefeituras municipais, a Polícia Militar, a Guarda Municipal, o Exército e os sindicatos empresariais do comércio.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.