Ciscopar: Centro Cirúrgico deve entrar em funcionamento no 1º semestre de 2024

O espaço já recebeu a substituição do forro, pintura do local e, no momento, aguardar a chegada de luminárias que foram licitadas. A previsão é que o local passe a funcionar no primeiro semestre de 2024.

A estrutura do Centro Cirúrgico do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) passou por adequações. O espaço já recebeu a substituição do forro, pintura do local e, no momento, aguardar a chegada de luminárias que foram licitadas. A previsão é que o local passe a funcionar no primeiro semestre de 2024. No espaço será possível realizar ‘cirurgias dia’ que o paciente recebe alta no mesmo dia.

Os serviços visam atender as mudanças na legislação. Por isso, é preciso seguir as etapas para contemplar as execuções dos serviços, visto que a estrutura demanda de muitos pontos a serem contemplados, mas que estão devidamente previstos nos planejamentos e execuções.

“Na parte estrutural está faltando concluir somente essa parte das lâmpadas – a previsão é aproximadamente 45 dias”, explica a diretora administrativa do Ciscopar, Rosângela Silva. “Em relação a parte dos equipamentos está em andamento. No que diz respeito a pessoal, teremos a homologação do concurso em 16 de novembro”, pontua.

TRIPLICAR DEMANDA DE ATENDIMENTO – Após a mudança do Ciscopar para a sede própria foi possível quase triplicar a demanda de atendimentos. Além daquilo que é feito na estrutura, o Consórcio ainda conta os trabalhos de diversos prestadores de serviços. A ideia de decorrer do trabalho é a implementação de serviços de acordo com a necessidade e demanda.

CONSTRUÇÃO – A construção do Centro Cirúrgico do Ciscopar iniciou em 2015. A previsão inicial era que até o segundo semestre de 2019 a estrutura estivesse finalizada. Porém em 2018, a equipe observou discrepâncias no projeto referente ao espaço do fluxo de esterilização dos centros cirúrgicos.

Confira alguns atendimentos ofertados pelo Ciscopar:

Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) – setor referência no atendimento de infecções sexualmente transmissíveis adulto e infantil (Diagnóstico, acompanhamento e tratamento de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatites Virais e outras ISTs), atendimento especializado para doenças infectocontagiosas, oferta de consulta de enfermagem com realização de testes rápidos, oferta de Profilaxia Pós Exposição, Profilaxia Pré Exposição, vacinação para pacientes do setor, realização da Prova Tuberculínica, oferta de insumos de prevenção, acolhimento e aconselhamento junto à população e rede de atenção à saúde;

Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) – setor responsável pelo atendimento de gestantes e crianças (até dois anos) estratificadas como risco intermediário ou alto risco; Hipertensos e Diabéticos de alto risco; Saúde mental e saúde do Idoso. Neste setor de atendimento os usuários são acompanhados por uma equipe multiprofissional responsável pela gestão do quadro clínico desses usuários;

Centro Regional de Especialidades (CRE) – setor responsável por ofertar as mais de 21 especialidades médicas que atendem no Consórcio atualmente. Além disso, realiza pequenos procedimentos de ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e ginecologia. Oferta também profissionais de Nutrição e Psicologia: comporta os profissionais de diversas especialidades médicas, advindos da parceria entre Ciscopar e Universidade Federal do Paraná;

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – são unidades de saúde destinadas ao atendimento odontológico especializado no âmbito do SUS. O CEO de Toledo é regional e oferece as especialidades de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais; prótese dentária total e parcial removível e odontopediatria;

Laboratório de Análises Clínicas – coleta e envio de exames de sangue dos pacientes em acompanhamento no CTA, realização de exames laboratoriais (toxoplasmose, sífilis, tuberculose latente, dengue e malária), recebimento dos exames disponíveis na rede pública dos 18 municípios da região, triagem e encaminhamento dessas amostras ao Laboratório Central do Estado (LACEN Curitiba/Foz do Iguaçu);

Laboratório de Águas – recepção e análise de amostras de água para consumo humano dos 18 municípios consorciados; Análises microbiológicas para testagem de desenvolvimento de patógenos; Análise físico-química para quantificação do composto fluoreto; Análises de acompanhamento de qualidade da água  utilizada na sede do Ciscopar; supervisionar as coletas nos municípios consorciados; emitir relatórios mensais e laudos sobre o quantitativo e resultados das análises ao LACEN e ao Ciscopar; lavagem de materiais utilizados na realização das análises; realizar levantamento e controle de pedidos de recursos necessários ao laboratório de águas; aferir temperaturas das geladeiras e estufas; realizar limpeza e desinfecção das bancadas e equipamentos.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) –  em formato regional deu-se pelas definições de critério populacional determinado nas normativas do Ministério da Saúde. Foi implantado para compor a rede de atenção psicossocial (RAPS) na 20ª Regional de Saúde do Paraná, e compor a rede de cuidados para pessoas que tenham médio e alto risco em saúde mental referente a problemas de álcool e outras drogas. Tal serviço é composto por atendimento tratamento continuo, tratamento integral e matriciamento da RAPS e Atenção Primária. A equipe do serviço é multiprofissional trabalha no âmbito interdisciplinar.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.