Ciscopar: Centro Cirúrgico passa por adequações para entrar em funcionamento

Está em fase de adequação a estrutura do Centro Cirúrgico do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). O planejamento prevê que os serviços sejam concluídos no período de quatro meses. No espaço será possível realizar ‘cirurgias dia’ que o paciente recebe alta no mesmo dia.

O espaço já recebeu a colocação de novo gesso, os próximos trabalhos envolvem a pintura do local. O secretário executivo do Ciscopar, Rodrigo Furlam Marchezoni, comenta que os serviços visam atender as mudanças na legislação.

“Está trabalhando para atender a regularização de algumas situações dos blocos I e II – que são mais antigos – e com a possibilidade de um Centro Cirúrgico que é um sonho desde quando mudamos, desde quando essa estrutura foi concebida”, destaca.

Marchezoni pontua que é preciso seguir as etapas para contemplar as execuções dos serviços. Ele também afirma que a estrutura demanda de muitas coisas, mas que os trabalhos estão bem encaminhados e, se ocorrer de acordo com o planejado, o espaço estará adequado no prazo de quatro meses.

“Temos bastante equipamentos, faltam algumas coisas estruturais, mas acredito em dentro de quatro meses seja possível colocar o Centro Cirúrgico para funcionar, para estar ajudando toda a população para as pequenas cirurgias chamamos de ‘cirurgia dia’ –que é quando o paciente chega de manhã, faz o procedimento e vai embora a tarde”, explica.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA –  O secretário executivo destaca que após a mudança do Ciscopar para a sede própria foi possível quase triplicar a demanda de atendimentos. Ele acrescenta que além daquilo que é feito na estrutura, o Consórcio ainda conta os trabalhos de diversos prestadores de serviços.

“O objetivo é colocar novos serviços de acordo com a necessidade e demanda. Hoje, se tivéssemos uma estrutura física maior para ofertar mais consultórios poderíamos estar atendendo mais pacientes”, afirma.

MAPEAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO – Para o presidente do Ciscopar e prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, a ampliação dos atendimentos do Consórcio envolve a descentralização dos ações. “Não podemos ficar concentrados somente no Ciscopar, mas sim levar especialidades para os municípios. Cada município tem suas particularidades, tem suas dificuldades, tem gargalos diferentes”.

O presidente também destaca que o com o mapeamento de cada município o Consórcio consegue levar de forma mais organizada até ele os serviços. Ele pontua que a ideia é formar além dos prefeitos, secretários e prestadores médicos que são os pilares e clínicas que são credenciadas, e com o mapeamento levar as especialidades até o paciente e, com isso, evitar que ocorra o deslocamento até a sede, dando mais conforto ao usuário.

CONSTRUÇÃO

A construção do Centro Cirúrgico do Ciscopar iniciou em 2015. A previsão inicial era que até o segundo semestre de 2019 a estrutura estivesse finalizada. Porém em 2018, a equipe observou discrepâncias no projeto referente ao espaço do fluxo de esterilização dos centros cirúrgicos.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.