Cleantech: buscas por “tecnologias limpas” crescem 24% em um ano

Uma recente pesquisa realizada pela Agência Conversion constatou um significativo aumento nas buscas por “tecnologias limpas” no último ano. O levantamento foi feito com base nos dados do Google coletados no período de março de 2023 a março de 2024, revelando um crescimento de 24% na procura por informações relacionadas à Cleantech.

As tecnologias limpas estão diretamente ligadas às questões de sustentabilidade, sendo uma pauta necessária para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, percebe-se que as pessoas estão buscando maiores orientações a respeito do assunto, uma vez que a tecnologia está cada vez mais integrada no dia a dia de todos. 

Entenda o que é cleantech

Cleantech, que em português pode ser traduzida como “tecnologia limpa”, surgiu para ser uma alternativa às tecnologias já existentes, uma vez que elas possuem um grande potencial de trazer prejuízos ao planeta. 

Dito isso, esse conceito propõe uma gama de práticas e formas de desenvolvimentos tecnológicos mais ecologicamente corretos, visando reduzir os impactos ambientais. 

O que gerou o aumento nas buscas por tecnologias limpas

Crises climáticas vêm causando diversos desastres naturais. Sobre essa perspectiva, muitos cientistas acreditam que o meio ambiente não suportaria outros grandes polos tecnológicos como Estados Unidos e Japão, já que eles utilizam de recursos naturais em grande escala e são grandes geradores de poluição. 

Com esse panorama, as tecnologias limpas são vistas como maneiras de contribuir para a sustentabilidade ao mesmo tempo que colabora com o crescimento da economia e impulsiona a inovação nesse meio.

Como impulsionar as cleantechs?

O mundo está longe de alcançar um cenário de tecnologias completamente limpas, mas esse é um tópico importante que vem sendo a pauta principal em diversas pesquisas que visam alcançar medidas mais eficientes. Entretanto, algumas ações já podem ser adotadas para contribuir com essas melhora, entre elas: 

  • Energias renováveis:

Para a grande maioria das atividades cotidianas é necessário o uso de energia elétrica. Com o avanço das tecnologias e o uso de novos equipamentos, essa demanda tem aumentado bastante. Por esse motivo, a adoção de energias renováveis, como, por exemplo, a eólica e solar, podem reduzir o uso de combustíveis fósseis, diminuindo assim a emissão de gases poluentes.   

  • Reaproveitamento da água: 

A tecnologia deve avançar pensando também na preservação dos recursos hídricos. Dessa forma, o reaproveitamento da água da chuva e de determinados procedimentos pode contribuir para esse cuidado. 

  • Reciclagem e otimização de dispositivos eletrônicos:

A reciclagem e o reaproveitamento de todo e qualquer material é muito importante para reduzir a poluição, porém, uma atenção maior deve ser dada para os dispositivos eletrônicos, pois além de extrair muitos recursos naturais como minerais raros, o seu descarte na natureza pode causar graves consequências.  

Outra alternativa é a otimização desses dispositivos. Para isso, as empresas responsáveis pela produção de aparelhos como celulares, softwares, computadores, monitor e entre outros, podem trabalhar no desenvolvimento produtos com tecnologias de baixo consumo energético e com materiais recicláveis em sua produção. 

A busca por tecnologias limpas tende a crescer ainda mais devido aos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo. Sendo assim, é importante que tanto a população quanto as indústrias e empresas contribuam com essas e outras ações a fim de preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.