Clínica traz medicina hiperbárica para Toledo

Há aproximadamente um ano quatro médicos em Toledo planejavam trazer a Toledo a tecnologia da medicina hiperbárica, que é um tratamento feito numa câmara pressurizada durante aproximadamente 90 minutos. O que era apena sum sonho se concretizou na noite de quarta-feira quando a Oxygeni Medicina Hiperbárica foi oficialmente inaugurada. O empreendimento é fruto da sociedade entre Renato Somensi, Mariane Andreatta, Roberto Roncato e Anderson Ramos.

A médica vascular Mariane Andreatta lembra que esse tipo de medicina não é uma novidade e está presente no Brasil desde 1995, “mas agora ela se tornou bem mais acessível e temos a oportunidade em trazer para uma quantidade maior de pacientes”.

De acordo com a médica, essa modalidade tem 14 indicações bem estabelecidas. Em resumo ela aponta os casos onde há isquemia, falta de sangue, dificuldade de cicatrização e infecções complexas, “onde podemos entregar uma maior quantidade de oxigênio que traz uma série de benefícios mais rápida”.

Renato Somensi reforça a questão da recuperação mais rápida também para a cirurgia plástica e cita cirurgias como lipoaspiração ou mamoplastia muito grande, “onde a câmara reduz o inchaço, oxigena os tecidos de uma maneira mais adequada e oferece uma cicatrização melhor”, comenta.

Renato Somensi lembra existirem relatos sobre a câmara hiperbárica desde 1600 na França. “Aos poucos ela foi sendo modernizada, incluídos atributos de segurança e hoje é uma terapia muito segura e tranquila”, diz o médico, lembrando que na primeira sessão chega há pacientes que ficam meio receosos, mas depois é tranquilo. O sistema vai aumentando a pressão de maneira gradativa, mais ou menos como quando decola de avião. “A gente treina o paciente a equilibrar isso e depois, quando chega numa pressão, ele se sente muito confortável”.

A câmara de medicina hiperbárica está ao alcance dos pacientes de Toledo e região – Foto: Graciela Souza

Cada sessão fica em torno de 90 minutos para ser efetiva. Há casos onde se faz medicação para o paciente se sentir mais seguro. Os médicos destacam que há todo um protocolo para retirar o paciente e também mecanismos para situações de emergência.

“O principal diferencial em usar a câmara é pensar na necessidade”, aponta Mariane Andreatta, destacando que esse procedimento traz “esperança em ter um bom resultado”.

Os dois destacam também que hoje atletas profissionais já usam a câmara hiperbárica para recuperação muscular mais rápida diante do alto desgaste.

A Oxygeni Medicina Hiperbárica iniciou com uma câmara, entretanto, a ideia é expandir gradativamente. “Queremos oferecer um tratamento de ponta aos pacientes de Toledo e região porque nossos objetivo é contribuir, dar um retorno à cidade que tão bem nos acolheu e que tanto gostamos. Vamos nos dedicar ao máximo para dar o melhor tratamento a quem precisar”, finaliza Renato Somensi.

A Oxygeni fica na Rua Almirante Tamandaré, 1.115, no Centro.

Márcio Pimentel

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.