CMEI Cantinho Feliz desenvolve 19 projetos através do Programa A União faz a Vida

Em Quatro Pontes, uma parceria que colhe bons frutos é entre o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz – Unidades I e II, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e a Sicredi Aliança PR/SP. Por meio do Programa A União faz a Vida, 19 projetos são desenvolvidos com 155 crianças, sendo 48 de seis meses um ano e 11 meses (Unidade I) e 107 de dois anos a três anos e 11 meses (Unidade II). Na segunda-feira (18), na Casa da Cultura, o ensino foi exposto pelos educadores infantis aos colaboradores da agência local da cooperativa, com o intuito de convidá-los a apadrinhar os projetos.

O encontro ainda reuniu o prefeito em exercício, Tiago Hansel, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, a gerente da agência local, Elaine Sanders, o gerente de Desenvolvimento Cooperativismo, Airton de Souza, a assessora de Desenvolvimento de Cooperativismo, Francielle Trento, as equipes pedagógicas das Unidade I e II e a coordenadora local do programa, Angélica Borelli Fridrich.

Os 19 projetos são: “Histórias que os bichos contam”, das educadoras infantis Angela Rediess e Angela Pootz; “Os meus sentidos”, de Ana Maria e Genir; “Descobrindo os sentidos”, Ana Paula; “Conhecendo os animais”, de Amanda e Karolain; “Bebê de quem?”, de Ilaini e Mônica; “Musicalização no período de adaptação”, de Ariane e Bruna; “Conhecendo os chazinhos”, de Noeli e Roselene; “Os quatro elementos da natureza”, de Alice, Elizene e Maria Elena; “Um amor com açúcar” e “Veio a chuva forte e a derrubou”, de Paula e Vitória; “Cantinho das sensações”, de Soeli e Márcia; “Que som é esse?”, de Déborah e Jenely; “Aprendendo com as músicas infantis”, de Kimberly e Raquel; “As formigas”, Marilene e Graciela; “A maleta viajante de Monteiro Lobato”, Rayssa e Rosane; “Pequenos cientistas”, de Cassiana e Milena; “Conhecendo o Munícipio”, de Débora, Luana e Mariane; “Animais”, de Andressa; e “Resgate cultural”, de Angélica, Claudete, Debora e Roselene.

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA – O Programa A União Faz a Vida é uma opção para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. A metodologia propõe o aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos, que têm como característica a pedagogia ativa e participativa, com ênfase nas interações, interesses e curiosidades dos alunos, além da contextualização das áreas de conhecimento aos elementos da realidade local de cada município e região. Além dos educadores, gestores, crianças, adolescentes, familiares e membros da comunidade participam dos projetos educativos.

Em Quatro Pontes, o Programa A União faz a Vida teve início em 2017. De lá para cá, muitos projetos foram desenvolvidos, atendendo cerca de 500 crianças. A coordenadora local do programa, Angélica Borelli Fridrich, explica que “amor, simplicidade e leveza. É assim que estamos desenvolvendo o programa, transformando vidas e construindo uma educação com muito mais propósito. Quando a cultura cooperativa e cidadã passar a ser parte da vida dos cidadãos conseguiremos ser protagonistas e difundir a essência do cooperativismo. Alcançar o desenvolvimento social, conscientizar as pessoas de seu potencial como agentes de transformação da realidade e, assim, teremos uma realidade transformada. Hoje, o nosso desejo é que os colaboradores da agência local sejam ‘picados’ pelo princípio cooperativista do programa e cooperem com nossas vivências, a partir de práticas como agência cooperativista”.

QUATRO PONTES

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.