Coamo inicia pagamento das sobras no PR, SC e MS
Estimated reading time: 3 minutos
A Coamo Agroindustrial Cooperativa iniciou, na última terça-feira (10), a entrega das sobras em todas as unidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os valores repassados aos cooperados – neste adiantamento das sobras – são de aproximadamente R$ 185 milhões. Nesta quinta-feira (12), a CrediCoamo também irá fazer o adiantando das sobras – montante R$ 45 milhões.
“Este momento é muito esperado pelo nosso cooperado, pelos funcionários, pela diretoria e também pela comunidade local”, cita o gerente do entreposto da Unidade Coamo de Toledo, Celso Luiz Paggi. “É um adiantamento das sobras, algo que já é uma tradição na Coamo há 54 anos. No mês de dezembro é feito esse adiantamento, pois o pagamento total das sobras é realizado depois da assembleia geral ordinária que acontece em fevereiro do próximo ano”.
INVESTIMENTO – Paggi pontua que as sobras costumam ser consideradas o 13º salário dos cooperados. “Eles usam esses valores para o Natal, para fazer uma viagem, para realizar uma reforma na casa, para trocar de moto, trocar de carro, enfim esse dinheiro vai para a comunidade local e acaba movimentando a economia”, afirma.
O resultado das sobras, segundo Paggi, é fruto das políticas estabelecidas pelo conselho de administração da Coamo, do conselho fiscal, do trabalho feito pela diretoria executiva, pelo comprometimento dos funcionários, mas principalmente pela participação dos cooperados. “É a participação do cooperado que fortalece a cooperativa e faz com que tenhamos condições de distribuir com esse resultado das sobras”.
SOBRAS AOS COOPERADOS – O agricultor, Arno Dresch, é cooperado da Coamo faz mais de 28 anos. Desde que a cooperativa iniciou a política das sobras, Dresch é um dos beneficiados. Ele cita que já é algo que o cooperado conta, pois sabe que em dezembro irá receber parte dos valores.
“De preferência sou o primeiro a pegar o cheque”, brinca Dresch ao enfatizar que já tem destino certo para os valores. “A Coamo tem exatamente todo ano uma boa quantia para repartir com os associados. Cada cooperado tem sua proporção de compras e vendas realizadas na cooperativa e ele recebe de acordo a essa proporção, mas tudo só acontece, porque a Coamo é uma cooperativa comprometida”, destaca.
Da Redação
TOLEDO