Codefoz avalia projetos de desenvolvimento
Em plenária pública, nesta sexta-feira (8), às 18h, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) fará a verificação do status dos 70 projetos de desenvolvimento de Foz do Iguaçu.
Em plenária pública, nesta sexta-feira (8), às 18h, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) fará a verificação do status dos 70 projetos de desenvolvimento de Foz do Iguaçu. O conjunto de propostas foi entregue à Itaipu Binacional em setembro.
A reunião será conduzida pela mesa diretora, formada por Fernando Castro Alves (presidente), Newton Ricardo de Almeida (vice) e Carlos Silva (secretário). O presidente de honra do Codefoz, prefeito Chico Brasileiro (PSD), realizará a abertura dos trabalhos.
A primeira pauta vai ser um levantamento das ações que já possuem ou que estão agregando os respectivos projetos executivos, estudos, minutas, entre outros documentos. A finalidade é contribuir para que as iniciativas prioritárias reúnam todas as demandas técnicas para execução.
A apresentação do status dos projetos será feita pelo secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Andrey Bachixta. A exposição técnica também contemplará tratativas e encaminhamentos que já vêm sendo feitos pela prefeitura em relação às 70 iniciativas.
“Muitos projetos estão recebendo os estudos técnicos para a sua realização. O que pretendemos é passar em revista as 70 propostas apresentadas”, informa o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “É uma etapa de refinamento importante para avançarmos”, conclui.
A agenda Acelera Foz 2040, como é chamado o pacote de investimentos, contempla todas as dimensões que incidem no desenvolvimento, em sete eixos. São realizações para elevar a qualidade de vida da população, fomentar oportunidades e bem acolher os visitantes.
PRESTAÇÃO DE CONTAS – Representante de Foz do Iguaçu na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Matheus Vermelho (PP) prestará contas do seu primeiro ano de mandato. A agenda cumpre o papel de fortalecer as relações institucionais do conselho em torno de pautas e ações em prol da cidade.
Já a coordenadora-executiva do Codefoz, Edna Rubio, irá expor aos participantes as principais conquistas da instituição em 2023. A intenção é dar transparência ao trabalho realizado e ampliar o convite para que a presença da comunidade seja cada vez mais forte.
Sinalização turística e nova câmara técnica
Durante a sessão do conselho ocorrerá a apresentação do projeto para a revisão da sinalização turística de Foz do Iguaçu, uma demanda de entidades do setor. O detalhamento ficará a cargo do engenheiro Ali Safadi, representando a empresa Sinatrans.
À plenária, ainda, será proposta a criação da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Codefoz, instância para reunir instituições e formatar políticas públicas. A pauta terá condução de José Borges Bomfim Filho, responsável pelos estudos econômicos do Codefoz, e Alessandro Coelho, gestor do Sebrae em Foz do Iguaçu.
FOZ DO IGUAÇU