Colégio La Salle integra ecossistema de inovação
Um ecossistema de inovação na educação depende de diversos fatores, como recursos humanos, organização educacional, que promova novas práticas e conhecimentos, novas tecnologias, espírito empreendedor, incentivo a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas e processos para melhorar a vida de estudantes e professores. O Colégio La Salle está em sintonia com cada um destes fatores e tem, cada vez mais, consolidado estratégias de ensino inovadoras e, recentemente, uniu-se ao ecossistema de inovação para fortalecer as ações do PigData, evento de inovação que acontece em Toledo.
O BigData (volume de dados disponíveis), com o advento da Internet, gera mais de 2,5 quintilhões de bytes diariamente de informações e, saber como estes dados podem ser usados de forma inteligente e na solução de problemas, é um grande desafio para a sociedade. Na educação, ele é ainda maior, pois a ferramenta está na mão dos estudantes. Mas, como transformar tanta informação em conhecimento e inovação?
Para o diretor do Colégio La Salle, Irmão André Müller transformar informação em conhecimento passa pela construção de uma cultura de inovação. “A informação está a um toque de um dispositivo com acesso à internet, mas aquela informação só será produtiva se conseguir transformar realidades. Isso é possível quando temos de um lado pessoas que conheçam o mundo e suas necessidades e por outro tenham pensamento crítico, coletivo e criativo e, para isso, é necessário um ambiente que proporcione o desenvolvimento de todas essas habilidades. É o que fazemos aqui no Colégio La Salle, e assim, vamos fazendo a nossa parte na construção desta cultura de inovação”.
O ambiente escolar dedicado à inovação precisa ter a estrutura apta para desenvolver estratégias educativas e de experimentação. “Além do nosso Laboratório de Ciências, Tecnologia e Inovação (Labitec), nosso Espaço Maker, onde os alunos colocam a mão na massa e desenvolvem projetos, testam as informações e propõem soluções a problemas concretos. Disponibilizamos os Chromebooks aos nossos alunos para que possam pesquisar, comparar e verificar as informações disponíveis sobre os conteúdos estudados”, destaca o diretor.
Outro espaço dedicado à inovação é o CITEC – Mostra Científica e Tecnológica do Colégio La Salle. Todos os anos, os estudantes lassalistas são estimulados a olhar para a sociedade e diagnosticarem problemas, desenvolvendo soluções de forma inovadora e criativa. “Neste evento, os estudantes precisam reunir suas habilidades para proporem soluções passíveis de serem empreendidas, porque o empreender também é uma cultura a ser desenvolvida”.
Na trilha do empreendedorismo, os lassalistas integram o Projeto Internacional da Rede La Salle, o EduEmpren. “Este é um projeto idealizado pelo Colégio La Salle da Espanha e o Brasil aderiu. Ele é um projeto com o objetivo de promover o desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores dos estudantes Lassalistas por meio do empreendedorismo social. A partir do EduEmpren, os jovens exercitam a criatividade, a investigação científica, a liderança e o trabalho em equipe, propondo soluções inovadoras para diferentes problemas sociais, com ideias de negócios baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, explica o Irmão Lassalista.
Recentemente, o Colégio La Salle se integrou à equipe organizadora do PigData, um grande evento que reúne o Ecossistema de Inovação, no município. “Esta é uma oportunidade de aproximarmos nossos estudantes das demandas da comunidade e das soluções que vêm sendo geradas por parceiros, uma grande demonstração que a informação quando bem usada, gera conhecimento e transforma realidades”, finaliza o diretor.
TOLEDO