Colégio Novo Horizonte promove Festival de Pipas nesta quinta-feira
Os estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte desenvolvem ações ao combate ao Bullying e Cyberbullying. Nas aulas, eles abordaram as questões que motivam a essa prática que podem externalizar-se por meio da violência física ou psicológica em atos de intimidação, humilhação ou discriminação.
Os alunos produziram materiais como textos expositivos e argumentativos, cartazes, vídeos, podcasts, poesias. Com organização da professora Ilce, responsável pela Sala de Recursos, os estudantes da Educação Especial promovem o Festival de Pipas. O evento acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, na Praça Paris, no Jardim Coopagro. A atividade terá a participação da comunidade escolar em geral.
Apresentações de música com os estudantes dos sextos anos matutino; do grupo de Capoeira da Secretaria Municipal de Esporte (Smel) e a soltura das pipas, confeccionadas pelos alunos da Educação Especial fazem parte da programação. Os alunos também farão a entrega de panfletos de conscientização a não prática do Bullying.
PIPAS – De acordo com a pedagoga Caroline Recalcatti, crianças, jovens ou adultos aprendem a fazer e a soltar pipas, levando-as a voar. “São ações que causam um prazer e uma sensação de dominar todos os obstáculos; vencer as reviravoltas do vento e dos fios da rede elétrica. Mesmo se for preciso tentar até vê-las livres, leves e soltas, como as aves do céu! O que se aprende com prazer nunca se esquece”.
As histórias sobre as pipas motivaram os estudantes e os professores aproveitaram o momento para abordar o tema Bullying. “Atrelamos uma brincadeira prazerosa a um tema tão abordado na atualidade e que faz vítimas em todos os lugares”, comenta a pedagoga.
Caroline justifica que a organização do evento e os professores responsáveis pelo projeto pensaram na pipa, porque ela é bela e voa alto com seu colorido, chamando a atenção de todos ao seu redor.
Outro objetivo da atividade é trabalhar a socialização entre pais e filhos. “A Sala de Recursos Multifuncional vai além de ensinar a teoria; precisamos inovar, proporcionar aos nossos alunos práticas diversificadas e aumentar o interesse de cada estudante dentro de suas possibilidades”, menciona a pedagoga.
BENEFÍCIOS
As atividades garantiram o desenvolvimento das capacidades físicas, sensoriais e sociais nos alunos, bem como o combate ao Bullying. “A maior satisfação do Colégio é presenciar e participar desse projeto, visto que aborda um tema tão sofrido na atualidade. Os estudantes aprendem de forma autônoma e participativa, exercendo o protagonismo e ao mesmo tempo trabalhando a empatia, confiança, responsabilidade e criatividade”, destaca a pedagoga.
Ela enfatiza que a atividade externa é um momento ainda para estabelecer estratégias para combater ao Bullying. “É uma maneira também para mostrarmos para a comunidade as ações desenvolvidas pelo Colégio”, finaliza a pedagoga Caroline.
Da Redação
TOLEDO