Coleta de dados sobre saneamento pelas prefeituras começa nesta terça-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), comunica a todas prefeituras do Paraná sobre o início do processo de Coleta de Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Essa coleta se refere às informações sobre manejo de drenagem e das águas pluviais urbanas; manejo de resíduos sólidos urbanos; e abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O prazo para envio das informações será iniciado nesta terça-feira (4) e encerrado em 30 de maio deste ano, e elas foram solicitadas pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento de Cooperação Técnica/Coordenação de Gestão da Informação.

O fornecimento de dados ao SNIS é condição para o acesso dos municípios aos recursos públicos federais para saneamento básico, sendo fundamental o preenchimento das informações pertinentes dentro do prazo.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, reafirma a importância do cadastramento. “É uma ferramenta importante para orientar a aplicação de recursos públicos, portanto é fundamental que os dados sejam preenchidos corretamente, e estamos à disposição para esclarecer as prefeituras municipais”.

Criado em 1996, o SNIS é uma unidade vinculada à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades. Com abrangência nacional, seus objetivos são auxiliar o governo federal no planejamento e na execução de políticas públicas; orientar a aplicação de recursos públicos; gerar conhecimento e proporcionar a avaliação do setor de saneamento; avaliar o desempenho dos serviços; aperfeiçoar a gestão; orientar as atividades regulatórias e de fiscalização; e possibilitar o exercício do controle social.

Além disso, o SNIS serve como auxílio aos municípios e seus respectivos prestadores de serviço para o planejamento e avaliação das suas atividades.

Mais informações podem ser obtidas no site do governo federal.

Da AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.