Coletiva da Transparência reúne profissionais de Toledo e região

O Dia da Imprensa é uma data comemorativa celebrada, anualmente, em 1º de junho. A data procura reforçar a importância da imprensa na manutenção da democracia no Brasil, além de ser uma data de luta contra a censura e a violência direcionada a jornalistas. Em Toledo, a Prefeitura organizou a Coletiva da Transparência com o prefeito Beto Lunitti para homenagear os profissionais.

Assuntos como Hospital Regional de Toledo, energias limpas, políticas para o trânsito, pedágio, gestão, entre outros, foram abordados durante a Coletiva da Transparência.

Entre os temas abordados, saúde esteve em pauta. Imunização e taxa da mortalidade infantil foram questionamentos dos profissionais. Com relação a cobertura vacinal, a população estimada de crianças menores de um ano foi de 1959 no primeiro quadrimestre de 2023. Deste público 40,53% receberam a vacina da BCG; 28,43% a Penta; 28,43% Poliomielite (VIP); 31,79% Febre Amarela; 28,49% Meningocócica; 28,12% Rotavírus e 33,99% Tríplice Viral. A meta de vacinação anual oscila entre 90 e 95%. Os dados foram apresentados em audiência pública no último dia 31.

Ao ser questionado sobre a cobertura vacinal, o prefeito Beto Lunitti disse que existe um movimento ou uma ação antivacina. “A vacina deve ser o primeiro escudo para uma criança e ela tem um papel de proteção para a vida. Às vezes, as pessoas desinformadas espalham informações incorretas. Mas, a equipe da Secretaria de Saúde promove um trabalho intenso na conscientização das famílias e na busca ativa das crianças”.

Outro fator destacado pelo prefeito é a ampliação dos níveis dos protocolos. “Queremos cumprir as metas, mas também cuidar das nossas crianças e dos adultos. Por isso, diversas ações estão sendo efetivadas no Município, como o projeto em que um profissional vai, diariamente, ao hospital realizar a primeira vacina nos recém-nascidas. A vacina é importante, seja qual for ela”.

MORTALIDADE – Ainda relacionado a saúde infantil, outro questionamento esteve voltado a taxa de mortalidade infantil. De acordo com os dados preliminares da Vigilância Epidemiológica, a taxa de mortalidade infantil ficou em 14,88%; o índice é referente ao primeiro quadrimestre de 2023. Má formação congênita e anomalias foram algumas das causas.

Anteriormente, o maior índice foi registrado em 2018, quando ficou em 14,25%. Após aquele ano, o índice havia diminuído. Sobre esse assunto, o prefeito relata que o Município já teve índice melhores e hoje ele está acima do preconizado. “Nós realizamos o cuidado da mãe, mas tivemos óbitos em que os problemas não foram de gestão, e sim, foram considerados fora do padrão. Esse assunto é abordado com muito cuidado”.

Beto Lunitti salienta que a Saúde promove ações de cuidado com as gestações consideradas de risco. “O que ocorreu foi um descompasso. Nós queremos reduzir esse índice e adotaremos posturas importantes. Novas ações serão implementadas e esperamos que possam diminuir. Foram fatos que aconteceram e eles precisam ser corrigidos”.

INVESTIMENTO

A equipe de Secretaria de Saúde apresentou, na última quarta-feira (31), o relatório detalhado das ações de pasta. Informações como o montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, entre outros foram abordados em audiência pública.

No primeiro quadrimestre deste ano, a aplicação mínima do Município em Saúde (15%) totalizou R$ 30.537.661,03. Além disso, o Poder Público aplicou mais 70,93%, totalizado R$ 22.497,727,58. Na audiência, a secretária de Saúde Gabriela Kucharski disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) fica muita a cargo das receitas municipais. “Observamos uma participação ínfima dos demais entes, Estado e União. Enquanto que, a estrutura do SUS é bipartite”. Sobre a participação por ente do montante total, o Município investiu 86%; a União 10% e o Estado 2% no primeiro quadrimestre de 2023.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.