Como tem aproveitado sua vida?

Eduardo G. Klaue* 

Começo hoje minha coluna com uma pergunta: – “Como tem aproveitado sua vida”?

Observando a trajetória de muita gente que fez sucesso em sua vida financeira e também em sua vida pessoal, vimos que hoje quando olham para trás dizem: “Eu aproveitei a vida no começo, no meio e agora no fim”.  A isso chamo de bem viver, ou de viver a vida plenamente. 

Pena que muitas pessoas, passaram a vida somente pensando no futuro e pouco ou quase nada aproveitaram o presente junto com a família, viajando à lugares distantes e bonitos, comendo comidas saborosas e diferentes, tendo tempo para a leitura, a reflexão e o descanso merecido.  Apenas passaram pela vida, muitas vezes até deixando seus nomes marcados em murais, ruas ou bustos, mas aproveitando muito pouco do que o mundo lhes ofereceu.  

O que também percebo, é que a maioria das pessoas que mais aproveitaram a vida também foram as que mais ganharam dinheiro e foram felizes ao longo dela. 

Minha avó nos seus 90 anos sempre nos dizia… “quem cuida do pouco cuida do bastante. Independente de quanto você tenha, nunca lhe faltará nada se dividir sua renda em cinco partes. Uma para guardar, uma para gastar com as necessidades da casa, uma para investir, uma para doar e uma para aproveitar o que a vida tem de bom”. Minha avó era uma grande sábia.

Claro que cada um de acordo com suas possibilidades, sabe muito bem onde aperta o cinto, mas cabe uma reflexão sobre isto… Quanta gente passa uma vida de sacrifícios e privações, e quando melhora de vida, não sabe parar de buscar a sonhada fortuna, por medo que os filhos não fiquem com nada. Aos filhos, uma boa educação e nossa presença constante ao lado deles, lhes mostrarão o caminho a seguir.

De outra forma, não adianta acumularmos centenas de propriedades e milhões e dinheiro, que filhos mal orientados que não sabem o valor do dinheiro, não custarão a jogar tudo fora na primeira necessidade e o que é ainda pior, poderão criar dívidas impagáveis, jogando toda sua honradez, seu esforço e seu nome na lata do lixo.  

Por isto, vejo que aproveitar a vida a cada momento, de acordo com nossas possibilidades, além de nos fazer felizes ao longo da vida, também atrai prosperidade e energias positivas. 

Imagino como a Criação deve nos ver, quando passamos uma vida inteira buscando o que ainda não temos e não aproveitando o que já conquistamos? Sempre tristes pela falta do que queremos, e mal-agradecidos pelo que recebemos?

Seria como buscarmos subir ao pico do morro, sem aproveitar as belezas do caminho. Cegos, perderíamos sucessivos lindos momentos da caminhada, ficando apenas com a visão de cima… Distante, parada, sem nos possibilitar interação com ela.

Vejo pessoas novas, com espirito e físico de velhas. Trabalham no que não é seu, usam um sobrenome que não é seu, sentam em uma cadeira que não é sua, frequentam lugares que não são seus, defendem ideias que não são suas. Enfim, vivem ilusoriamente como se fossem o personagem principal de uma história que não é sua.

Até que são trocados por outros e passam a perceber que nada fizeram na vida para si mesmos. Lutaram bravamente e gastaram todo seu tempo e toda sua energia em vão, pelo que não era seu. E abandonados, seus lamentos não serão escutados.

Existem outros, que tendo muito ou tendo pouco, vivem sua vida com sabedoria, aproveitando-a ao máximo a cada momento. Usando uma mão para receber e outra para doar para si, para sua família, para os outros. Suas alegrias serão ouvidas.

Amigo leitor, olhe para trás e veja o que fez de sua vida até aqui? E como seguirá daqui para diante? Veja o que vale a pena fazer e o que não vale a pena. Observe o que lhe é mais precioso, e cuide dele. Se quiser, pode utilizar a receita de minha avó, em toda sua simplicidade.

Mas não deixe de aproveitar a vida. Lute para ser feliz. Não perca a oportunidade de um dia, lá na frente dizer… “Eu aproveitei a vida no começo, no meio e agora no fim. Tudo isto valeu a pena”!!!!!

Um abraço do Klaue!

*Mestre em Gestão de Negócios, Personal Advisor, Sócio na “Klaue & Cia Consulting e Klaue Corretora de Seguros.

E-mail:  Eduardo.klaue@klaueconsulting.com.br   

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.