Curtinhas do J.O. – 14/12/2024

Indeferido
O Ministério Público Eleitoral indeferiu o pedido de liminar da Ação de Investigação Judicial Eleitoral apresentada pelo MDB, PL, PSD e União Brasil contra o PP após o resultado da eleição em Toledo. A ação pede a investigação da candidata Ana Célia Barbosa de Almeida e a cassação dos vereadores eleitos Oséias Soares dos Santos, Vilson André da Silva, Valtencir Lameu de Britto, Odir Zoia, Jozimar Polasso e Leandro Rohr Nesello.
A liminar pretendia impedir a diplomação dos eleitos na próxima semana junto à Justiça Eleitoral.
Sem fraude
O promotor público José Roberto Moreira apresentou uma análise detalhada sobre os elementos que configuram fraude à cota de gênero, motivo alegado pelos partidos derrotados na eleição municipal para a eventual cassação. Com base nessas diretrizes, o MP justificou sua decisão de indeferir o pedido, argumentando que não foi possível identificar elementos concretos que comprovassem a suposta fraude.
Diplomação
Assim, o processo segue sem a suspensão da diplomação dos vereadores do Progressistas, marcada para acontecer na próxima terça-feira (17), a partir das 10h.
Cortina
Desde a manifestação dos partidos derrotados junto à Justiça Eleitoral houve muito barulho nos bastidores. Natural. Porém, com base naquilo que se comentava, era nítido o movimento apenas para criar uma ‘cortina de fumaça’ a fim de criar e tentar tumultuar um ambiente que já vinha sendo tenso pela forma como o prefeito Beto Lunitti – e seu grupo – quis promover a transição.
Natal
No ritmo em que andam os trabalhos de decoração natalina em Toledo, quem sabe a população já terá uma prévia de como serão os enfeites de 2025 porque para o Natal de 2024 haja paciência!
Árvore
No Parque Ecológico Diva Paim Barth, por exemplo, tem uma árvore que faz umas duas semanas sendo montada e até agora nada dela estar completa.
Exemplo
Neste sentido é preciso concordar com o vereador Leoclides Bisognin quando ele diz ser necessário o pessoal responsável pela decoração natalina em Toledo aprender um pouco com Gramado (RS). Lá, a essa altura, a decoração não apenas está pronta como lindíssima também.
Atração
Não que a decoração em Toledo esteja feia. Ao contrário, virou uma atração até mesmo para moradores de outras cidades da região. Mas que é preciso melhorar a organização no quesito de tempo para montagem, isso precisa.
Caravana
A agência de comunicação da Coca-Cola Femsa Brasil entrou em contato com a redação do J.O. para convidar o veículo para acompanhar e embarcar junto a um caminhão da Caravana de Natal 2024, que está chegando a Toledo, no dia 17.
Amador
Neste domingo (15) serão realizadas as partidas finais do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Toledo – Copa Cresol. A decisão, adiada do último final de semana em função da chuva intensa, mudou de novo. Mas dessa vez de local. Ao invés do Estádio Municipal 14 de Dezembro, os jogos serão no campo do Jardim Gisela (Rua Borges de Medeiros, 492).
Segurança
Para evitar confusão, haverá a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar no local, além de seguranças privados.
Jogo
A decisão será às 15h30, entre Ipiranga e Socedema/São Paulo.
Vestibular
Um dos motivos para a mudança é a realização do vestibular da Unioeste ao lado do estádio…
Manutenção
…o outro é a falta de manutenção que inviabiliza jogos à noite, até porque essa partida poderia ter sido realizada durante esta semana à noite ou até mesmo no sábado, para marcar o aniversário de Toledo. Mas é que hoje tem as finais da Taça Mauro Maiorki no mesmo estádio onde domingo seria a decisão do Amador.
Nutrição
Na ‘bacia das almas’, como se costuma dizer, o prefeito Beto Lunitti tem encaminhado algumas ‘armadilhas’ para deixar no colo da próxima gestão. A mais nova atende pelo projeto de lei que poderá modificar o regime de trabalho dos nutricionistas para seis horas diárias, sem redução de salário, claro.
Tempo
Muitos vereadores estão questionando porquê encaminhar um projeto desses na reta final de mandato, afinal, o atual prefeito teve quatro anos para modificar a carga horária se realmente tivesse toda essa vontade que demonstra em discursos em todos os cantos por onde passa.
Forte
O que o projeto não diz – e ninguém parece questionar também – é que uma das principais lideranças deste movimento tem um forte parentesco com um secretário que ainda parece ter forte influência sobre as decisões do prefeito a ponto de Lunitti defender o moço publicamente.