Leis

Estimated reading time: 3 minutos
Lei foi feita pra ser cumprida, certo? E quem nos ensina cumpri-las? Nossa família seja por conversa ou por exemplos. Depois o mundo vai mostrando que a Lei que vale pro A, vale pro restante também e se todos cumprirmos com a Lei, tudo fica em ordem. Bem bonito se assim fosse, uma vida bem prática. Mas não é assim que acontece.
Sempre tem aquele que acha que pode infringir as leis e as regras e assim, começam os problemas. Acham que pra eles vale a sua regra.
Vamos para um exemplo prático de como vale a pena seguir as leis. Trânsito: você está numa estrada e sabe que na pista, quando abre a segunda faixa ou segunda pista normalmente os caminhões se direcionam para a pista da direita para os carros menores poderem ultrapassar. Nesse caso é comum vermos pintado na pista as duas faixas, uma contínua e outra seccionada, você está na faixa seccionada, ou seja que pode ultrapassar. Analisa a estrada e ultrapassa, afinal a pista disponível para isso é sua e você confia que quem tirou carteira sabe das regras e leis de trânsito e que numa faixa contínua não se ultrapassa. Pois bem, você segue fazendo seu procedimento e eis que no meio da curva se depara com um carro na contra mão ultrapassando um caminhão na sua faixa de ultrapassagem até então segura. Aqui existem várias possibilidades para evitar o acidente, ou não. Agora, o principal deles é o outro motorista não ter infringido uma regra básica e nesse caso ter evitado uma situação perigosa e com potencial de acidente.
Na cidade observamos que houve um empenho do poder público em fazer ciclovias nas principais vias de acesso e de grande número de carros em circulação para que o ciclista e também os pedestres circulem com mais segurança e o que vemos com grande frequência são ciclistas andando na via de carros e até próximo do meio fio, se colocando em risco.
Vejam, o risco que colocamos a todos por querermos fazer do nosso jeito, nesses casos principalmente, é muito grave. Envolve deixar de fazer algo, dispensar o tempo para resolver a questão do acidente. Se for algo mais sério são dias e até meses para se recuperar. Vale a pena?
As leis e regras de trânsito foram criadas por uma única razão: segurança. Parece que as demais leis também foram feitas para isso, uns seguem, outros não e normalmente todos pagam a consequência pelos inconsequentes.