O impacto do monitoramento de dados no desempenho dos estudantes

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A tecnologia de monitoramento de dados está impulsionando inovações e aprimoramentos em diversos setores globalmente. De acordo com o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, da Forrester, empresas que tomam decisões baseadas em dados experimentam um crescimento anual de mais de 30%. Isso porque, com esse tipo de gestão, é possível tomar providências e executar processos de forma mais precisa.
Na educação, o cenário não é diferente. Esse recurso ajuda não apenas a contabilizar faltas, registrar notas e fazer simulados, como também se destaca no monitoramento de desempenho dos estudantes. Mas por que esse acompanhamento é tão essencial?
Uma das oportunidades para planejar novas estratégias e melhorar o engajamento e desempenho dos estudantes, é, justamente, o monitoramento de dados. Isto porque, por meio do uso de tecnologias e análises dos seus resultados, é possível personalizar a aprendizagem, ajustando os conteúdos às necessidades específicas da turma ou do estudante.
Minimizando déficits de aprendizagem – As plataformas tecnológicas de gestão são grandes aliadas, já que permitem às instituições gerar análises precisas e em tempo real sobre a aprendizagem de cada estudante. Desta forma, coordenadores e docentes podem acompanhar o progresso individual, identificar padrões e compreender pontos de melhoria, vitais para minimizar déficits de aprendizagem.
Por meio dessas plataformas, também é possível diagnosticar precocemente dificuldades que possam surgir na experiência dos estudantes, permitindo que o corpo docente identifique onde é preciso concentrar mais esforços. Isso favorece a adaptação de conteúdos, metodologias e estratégias, o que vai ao encontro de um planejamento escolar cada vez mais assertivo.
Desafios e riscos – Como basicamente tudo envolve tecnologia nos dias atuais, o principal desafio do monitoramento de dados nas escolas é a proteção dessas informações e da privacidade dos estudantes. Muitas instituições têm receio em aderir a essas plataformas devido a possíveis vazamentos de dados. Por isso, é essencial conhecer muito bem as tecnologias disponíveis e a política de proteção de dados de cada uma.
Além disso, existe uma resistência inicial de alguns docentes e gestores, o que acaba dificultando a implementação dessas inovações. Para tanto, é necessário que cada instituição reforce a importância da adoção dessas novas ferramentas para a gestão de dados educacionais e sua relevância para as estratégias de aprendizagem, destacando seu caráter facilitador nas atividades diárias.
Próxima tendência global na educação – Devido à pandemia, a digitalização da área da educação acelerou, o que tornou a tecnologia de monitoramento de dados uma tendência para o setor e com o passar dos anos, as ferramentas se tornaram mais acessíveis e eficazes, permitindo um maior uso e aperfeiçoamento dos resultados.
Atualmente, existem plataformas que permitem registrar os dados de desempenho dos estudantes a cada atividade aplicada; auxiliam na preparação para vestibulares, com ferramentas adaptativas, e até mesmo, realizam correção de produção textual com apoio de Inteligência Artificial (IA).
Em resumo, o monitoramento de dados tem se mostrado um importante aliado no mapeamento das dificuldades dos estudantes, evitando o desinteresse deles pela escola o que incentiva um ambiente de aprendizagem cada vez mais adaptado às demandas emergentes e necessidades específicas dos estudantes.
Graziele C. Ortega é Coordenadora de Projetos Educacionais da Rede de Colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição a uma proposta educacional sociointeracionista e que está alinhada às principais tendências do mercado de educação.