Você acredita em Pesquisa de Clima?

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Armando Bordallo (*)

A todo momento, a mídia especializada publica notícias sobre empresas que obtiveram um grau de certificação que as tornariam reconhecidas como um excelente lugar para trabalhar. Algumas consultorias se estabeleceram no mercado com o intuito específico de medir o grau de satisfação de funcionários nas empresas em que trabalham.

Aqui vale ressaltar que a validade desse trabalho depende muito de como e com que intenção a empresa utiliza seus dados e de como o mercado o vê.  Confesso que tenho muitas dúvidas a esse respeito. Muitas empresas utilizam mecanismos interessantes de mapear os diversos aspectos da prática de gestão de recursos humanos em uma organização. Fornecem informações valiosas para a estratégia de recursos humanos; indicam os temas mais sensíveis e dignos de maior atenção; informam sobre aqueles cuja prática não está indo muito bem e precisam melhorar; indicam os que estão em melhor situação e devem ser preservados; direcionam os caminhos e fornecem sinais. Mas para isso, utilizam-se de índices para cada área de atuação, tais como: gestão, remuneração, comunicação etc. Ao final, apresentam o índice geral de satisfação, o famoso clima organizacional, e aqui começa o problema.

Não há problema com o fornecimento do índice, que faz parte do trabalho e é útil, se utilizado da forma correta, ao permitir que a empresa se compare com ela mesma ao longo do tempo. Pelo menos é assim que eu considero a validade da metodologia. O problema vem quando esse índice é utilizado para fornecer uma espécie de “certificação” de que aquela empresa é um bom lugar para se trabalhar ou não. Isso acontece e parece ter se tornado a prática mais comum do mercado. Empresas se tornam ávidas por essa certificação com objetivos mercadológicos de diversos matizes, a exemplo de: estratégia de recrutamento, estratégia mercadológica frente a potenciais investidores e por aí vai. Nada mais ilusório e de avaliação relativa.

Empresas possuem áreas de atuação, perfil socioeconômico do conjunto de pessoas que lá trabalham e “momentum” muito diferentes. E esses aspectos tornam a comparação e o enquadramento em determinada certificação (para efeito comparativo) absolutamente inúteis, de nenhum proveito real, a não ser o mercadológico.

Convido a todos no sentido de não se deixarem iludir facilmente por esses insights mercadológicos. Exerça de forma criteriosa seu senso crítico e analítico sobre tudo que chega até você. Importe-se mais com o que sente e menos com as mensagens que chegam até você. É possível que, mesmo em um ambiente considerado adverso, se sinta bem e realizado em todos os momentos da sua carreira. É bastante possível transformar um trabalho não tão agradável e desafiador em algo bom, perfeitamente possível. Depende do seu nível de aceitação da realidade do momento e auto desafio. Da mesma forma, líderes não deveriam se sentir tão culpados ou orgulhosos com uma determinada situação de certificação. Lembre-se de que toda situação é transitória, pode mudar a qualquer momento. No mundo de constantes mudanças em que vivemos, o que mais importa, na minha visão, é o propósito empresarial cada vez mais digno, desafiador e claro, congregando pessoas que se identifiquem com ele.

(*) Armando Bordallo – economista, consultor e autor do livro “Eu odeio funcionário!”

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