Solidariedade!

Estimated reading time: 3 minutos

O ato de doar sangue é um verdadeiro gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Essa frase repete-se de tempos em tempos e muitas pessoas possuem acesso a ela, mas nem todas optam por realizar o ato. Algumas por decisão, outras porque realmente não é possível.

Doar sangue é um dever pela vida humana! Quando existe empatia, o cidadão passa a pensar no outro e decide pelo amor ao próximo, pela solidariedade e pelo agir de maneira diferente. Fato é que o ato de doar sangue é capaz de salvar muitas vidas em diferentes momentos.

Apesar de ser um gesto de solidariedade e a população ter esse conhecimento (e parece até repetitivo), a doação de sangue regular ainda poderia melhorar no Paraná como no Brasil. Em muitas épocas do ano, os Bancos de Sangue funcionam no limite. Uma delas, é o Carnaval. A data é considerada facultativa, porém dados mostram que existe o aumento de trauma nesta época do ano.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e das 23 unidades da Hemorrede, iniciou, nesta semana, a convocação de todos os paranaenses para que agendem e doem sangue com o objetivo em manter os estoques do Estado e um dos argumentos é o Carnaval.

Com a finalidade de incentivar e de ampliar a doação de sangue, os clubes de Rotarys do município de Toledo promoveram uma campanha neste mês. A ação marcou os 120 anos de fundação do Rotary Internacional. A principal finalidade era conseguir 120 doadores para a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue). Inclusive, o JORNAL DO ESTE traz esse material como uma maneira de ser exemplo para outras entidades e a população de maneira geral.

Informações do Estado mostram que a Hemorrede registrou 30.671 doações até a última segunda-feira (24). O sangue captado pelas unidades é utilizado para atender a demanda de 93% dos leitos do SUS no Paraná. Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, no município sede, o Banco de Sangue estará fechado nos dias 3 e 4 de março. O atendimento retorna ao normal no dia 5 de março.

E, como sempre é bom informar ou melhor enfatizar: para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.