Solidariedade!

Estimated reading time: 3 minutos
O ato de doar sangue é um verdadeiro gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Essa frase repete-se de tempos em tempos e muitas pessoas possuem acesso a ela, mas nem todas optam por realizar o ato. Algumas por decisão, outras porque realmente não é possível.
Doar sangue é um dever pela vida humana! Quando existe empatia, o cidadão passa a pensar no outro e decide pelo amor ao próximo, pela solidariedade e pelo agir de maneira diferente. Fato é que o ato de doar sangue é capaz de salvar muitas vidas em diferentes momentos.
Apesar de ser um gesto de solidariedade e a população ter esse conhecimento (e parece até repetitivo), a doação de sangue regular ainda poderia melhorar no Paraná como no Brasil. Em muitas épocas do ano, os Bancos de Sangue funcionam no limite. Uma delas, é o Carnaval. A data é considerada facultativa, porém dados mostram que existe o aumento de trauma nesta época do ano.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e das 23 unidades da Hemorrede, iniciou, nesta semana, a convocação de todos os paranaenses para que agendem e doem sangue com o objetivo em manter os estoques do Estado e um dos argumentos é o Carnaval.
Com a finalidade de incentivar e de ampliar a doação de sangue, os clubes de Rotarys do município de Toledo promoveram uma campanha neste mês. A ação marcou os 120 anos de fundação do Rotary Internacional. A principal finalidade era conseguir 120 doadores para a Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue). Inclusive, o JORNAL DO ESTE traz esse material como uma maneira de ser exemplo para outras entidades e a população de maneira geral.
Informações do Estado mostram que a Hemorrede registrou 30.671 doações até a última segunda-feira (24). O sangue captado pelas unidades é utilizado para atender a demanda de 93% dos leitos do SUS no Paraná. Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, no município sede, o Banco de Sangue estará fechado nos dias 3 e 4 de março. O atendimento retorna ao normal no dia 5 de março.
E, como sempre é bom informar ou melhor enfatizar: para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação.