As 5 combinações de cores mais estilosas
Embora a combinação de preto e branco seja um clássico da moda que nunca sai de cena, ela não é a única que dá certo.
Existem várias outras cores que quando combinadas também resultam em um look bacana. O que acontece é que muitas vezes nós temos receio de sair da “mesmice” e ousar um pouco no visual.
O segredo para não errar na hora de escolher as cores é respeitar a forma com que elas se relacionam entre si. Existem combinações específicas que são certeiras para garantir um visual de sucesso.
O círculo cromático é uma ferramenta que possibilita uma visão completa do esquema de cores e serve como um guia para combinação de cores. Com ele é possível fazer combinações que dão efeito de contraste ou de harmonia.
O contraste é baseado na diferença, ou seja, cores que não tem nada em comum. Elas ficam localizadas em lados opostos no círculo cromático e por isso produzem um contraste vivo e chamativo.
Já a harmonia é baseada na semelhança. São cores que ficam lado a lado no círculo cromático e por isso se misturam de forma mais sutil.
COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA
Você já deve ter ouvido falar e visto muito essa combinação por aí. É quando usamos uma única cor sozinha ou junto com suas nuances. O resultado cria uma harmonia no visual e neste caso ainda causa uma ilusão de silhueta mais alongada e magra.
Um truque de styling interessante é usar tecidos de texturas diferentes nesta mesma combinação. Vai descontruir a ideia de conjunto e agregar informação de moda ao look.
COMBINAÇÃO ANÁLOGA
Também é uma combinação harmônica de cores. É quando combinamos cores que são vizinhas no círculo cromático.
Uma forma de usar esta combinação que está fazendo bastante sucesso na moda é a junção do vermelho + rosa.
As combinações que causam um efeito de harmonia são mais discretas e sofisticadas.
COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR
Essa é uma combinação que mistura duas cores diretamente opostas no círculo cromático. Quando essas cores são usadas juntas, elas fazem um contraste. Por exemplo: laranja + verde.
COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR DIVIDIDA
É quando escolhemos uma cor do círculo cromático e combinamos com outras cores vizinhas da sua cor complementar (oposta). Também fazem um contraste. Por exemplo: azul + verde + vermelho.
COMBINAÇÃO TRIÁDICA
A tríade se forma quando combinamos três cores igualmente espaçadas umas das outras no círculo cromático. O resultado também é uma combinação que faz contraste. Por exemplo: vermelho+ azul + amarelo.
Quando escolhemos uma combinação contrastante como uma dessas que, deixamos o nosso look com uma proposta mais descontraída, ousada e criativa. É o conhecido efeito color blocking. Traduzindo para o português significa a ação de usar as cores em blocos.
Uma dica importante é sempre procurar equilibrar com elementos neutros quando já tem muita cor na produção. Isso vai evitar que o visual fique carregado.
Ana Paula Mocelin
Foto: reprodução