Coluna Da ADI-PR – 12/09/2024
DER tem Pix
Dívidas com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) agora podem ser pagas via pix. Com essa facilitação na forma de pagamento, os cidadãos podem ter suas solicitações liberadas em até 15 minutos. Para fazer a solicitação de pagamento via pix, é preciso acessar o site oficial do DER-PR.
Documentário
Os quatro primeiros episódios da série do documentário sobre os 50 anos da Itaipu Binacional já podem ser assistidos no Youtube. Depois do lançamento no dia 7 de julho, em Foz do Iguaçu, e exibições em Curitiba e em Brasília, agora a produção está disponível para todo o público interessado. O canal da Itaipu no Youtube é youtube.com/@itaipubinacional.
WorldSkills Competition
A 47ª edição da WorldSkills Competition iniciou nesta terça-feira (10) e seguirá até domingo (15) em Lyon, na França. Trata-se do grande centro de exposições com a participação de profissionais de mídia e imprensa do mundo inteiro. Representantes de mais de 60 países tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada por vencedores de edições passadas do torneio, hoje embaixadores do projeto.
Senac, presente!
O Senac, com todos os seus competidores, está presente no Hall 3 da 47ª edição da WorldSkills Competition, onde se concentram as ocupações de Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar, Cozinha, Recepção de Hotel e Cabeleireiro. O público pode acompanhar a cobertura em tempo real das provas pelas redes sociais do Senac.
Crescendo
A Cooperativa Lar, com sede em Medianeira e a terceira maior cooperativa agropecuária do Paraná, comprou por R$ 280 milhões a indústria de óleos da Copagril em Marechal Cândido Rondon, reativada em 2021. Em 2020, a Lar já havia adquirido as unidades de abate de frangos e de fabricação de rações que a Copagril mantinha em Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste.
Libera aí
A Abrabar e a Feturismo solicitaram ao secretário estadual Hudson Teixeira (Segurança) a liberação da venda de bebidas alcoólicas em 6 de outubro, primeiro turno das eleições. “A medida só prejudica o setor de gastronomia e entretenimento. Estamos reforçando novamente por entender que já não não cabe mais a lei seca no período e para que a Secretaria de Segurança não edite a resolução”, disse o presidente Fábio Aguayo.
Conectividade
A Operação Conectividade mobilizou 800 policiais civis e militares em 27 cidades, aprendeu 3,6 toneladas de fios de cobre e 12 pessoas foram presas em flagrante.“Estamos intensificando as ações para combater esses crimes, não apenas para reduzir os impactos econômicos e sociais, mas também para garantir que serviços essenciais, como energia e telecomunicações, não sejam comprometidos”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
FIT
O Paraná levará 10 empresas de turismo para oferecer produtos e serviços no estande do Viaje Paraná na Feira Internacional do Turismo em Buenos Aires, entre 28 de setembro e 1º de outubro, que deve receber 87 mil visitantes. “Ao mesmo tempo em que divulgamos os nossos atrativos e belezas naturais, o público estrangeiro também passa a enxergar no Paraná um local que vai atendê-lo bem durante a viagem, com serviços variados e qualificados. Isso passa muito pelo empresário, que estará nos acompanhando na feira”, disse o secretário Márcio Nunes (Turismo).
Em campanha
O candidato Eduardo Pimentel (PSD) afirmou que vai construir mais um hospital veterinário em Curitiba, “serão mais cem mil castrações e um centro de referência para a vida silvestre”, anunciou o candidato, acompanhado do ex-governador Orlando Pessuti, que é veterinário; da deputada estadual Márcia Huçulak; e do presidente do CRMV-PR, Adolfo Sasaki.
Em campanha II
Em campanha, Luciano Ducci (PSB) anunciou que se eleito vai criar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania em Curitiba. A ideia é que ela centralize as ações para a população em situação de rua. “Vamos promover uma rede solidária, com parceiros como igrejas, ONGs e OSCs para buscar oportunidade para essa gente”.
Ceasa
O governador Ratinho Júnior (PSD) recebeu a diretoria e permissionários das Ceasas do Paraná e destacou os investimentos para melhorar a infraestrutura nas cinco unidades: Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu. Nos últimos quatro anos, as Ceasas receberam mais de R$ 50 milhões para melhorar o pavimento das áreas de circulação, a estrutura dos boxes, acessibilidade e em projetos de eficiência energética.
Redes sociais
A AGU pediu ao STF que estabeleça que as redes sociais são responsáveis pelos conteúdos veiculados nos seus espaços. O órgão que representa o governo pediu participação em duas ações em tramitação na Corte. “Não é razoável que empresas que lucram com a disseminação de desinformação permaneçam isentas de responsabilidade no que tange à moderação de conteúdo”, diz parte dos pedidos, assinados pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.