Coluna do Editor 01/11/2022

Manifestações

O resultado da eleição presidencial no domingo foi exatamente como se previa: disputado do início ao fim. Para quem me perguntava sobre quem eu achava que venceria a eleição, minha resposta sempre foi a mesma: não sei, mas quem vencer será no detalhe. E as manifestações também podem ser consideradas normais diante dos ânimos alterados desde o início da campanha eleitoral.           

Respeito

Agora, lendo alguns comentários feitos por ‘pessoas esclarecidas’, fiquei estarrecido com a falta de respeito pelo ser humano, o que ajuda a explicar, em parte, porque o presidente Jair Bolsonaro perdeu, apesar de avanços importantes feitos nos últimos anos.

Discriminação

Ninguém me contou: eu li frases como, “só tinha gente feia no lago” em alusão aos simpatizantes do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ou então “que nojo dessa gente”, entre outras frases nada amistosas, para escrever o mínimo sobre pessoas que pensam estarem acima do bem e do mal. Apenas para lembrar que, quando morrermos, todos exalaremos o mesmo cheiro, ou seja, vamos feder igual! Ui, que nojo!

Ódio

Cenas de ódio puro, de selvageria também foram registradas país afora, numa demonstração do quão difíceis serão os próximos dias.

Análise

Não se trata da defesa deste ou daquele modelo de governo, mas sim a análise de uma realidade que aí está, escancarada para quem quiser ver. O vencedor não venceu totalmente e o perdedor não perdeu em tudo. No futuro veremos se a democracia poderá sair, ela sim, vitoriosa por completo, até porque esse é o desejo da maioria.

Dividido

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), comentou o resultado das eleições presidenciais deste domingo (30). “O país está dividido ao meio, mas a partir de hoje precisa ser um só. A Democracia consiste em ter o poder de escolha e respeitar a decisão da maioria, de forma pacífica. Hora de somar esforços para que o Brasil continue avançando. E que o nosso Paraná receba do novo presidente atenção e cuidado, acima das divergências políticas. Que seja um bom governo para todos nós!”.

Vaga

Um lado bom nessa história é a chance de Toledo ter dois deputados federais a partir de 2023, isso porque Elton Welter, hoje primeiro suplente do PT, tem bom relacionamento com a alta cúpula do partido e grandes chances de assumir uma vaga na Câmara Federal ao lado de Dilceu Sperafico, eleito pelo Progressistas.

Nota Paraná

Os contribuintes cadastrados no Nota Paraná e Paraná Pay, ambos vinculados à Secretaria de Estado da Fazenda, já podem consultar no aplicativo ou site do programa os bilhetes eletrônicos para o sorteio de novembro, que acontece na próxima segunda-feira (7). Ao todo, foram gerados 31,9 milhões de cupons de aproximadamente 2,7 milhões de pessoas que colocaram o CPF na nota nas compras referentes ao mês de julho.

Cola

E a urna em Xaxim ‘colada’? Chega a ser espantoso alguém fazer isso e pensar que nada vai acontecer.

Ônibus

Nesta terça-feira (1º), das 14h30 às 17h, o DER-PR realiza uma consulta pública sobre o transporte intermunicipal entre Toledo e Cascavel. O encontro será na Prefeitura de Toledo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.