Coluna do editor 01/11/2023
Unificação
Para alguns é apenas ‘fogo de palha’, entretanto, a reunião do PSD na noite de segunda-feira foi uma demonstração de haver, ao menos por enquanto, um desejo de unificação entre as forças de centro-direita em Toledo. Presidentes ou representantes de vários partidos lá estiveram para prestigiar a apresentação dos três pré-candidatos a prefeito para a eleição de 2024.
Trio
O ex-vereador e vice-prefeito Adelar ‘Pelanka’ Holsbach, o ex-secretário Neuroci Frizzo e o ex-presidente da Acit Mario Costenaro são os nomes escolhidos pelo partido para a disputa.
Preparado
Confesso que me surpreendi com Mario Costenaro. Não por sua capacidade, já devidamente comprovada, mas por seu discurso bastante condizente com o atual momento político e da realidade de Toledo. Falou da união de esforços, da necessidade de pensar a cidade olhando o futuro e sobre devolver a dignidade às pessoas através de emprego e uma melhor renda. Mostrou estar preparado para uma eventual disputa eleitoral. Na minha humilde opinião: o mais preparado!
Experiência
Aliás, embora possa ser sua primeira aparição na vida política partidária, Mario Costenaro tem experiência de sobra. Foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Caciopar. Em todos os lugares por onde passou deixou a marca do diálogo, respeito e projetos que mudaram para melhor as próprias entidades e a sociedade como um todo.
Conciliador
Outra característica importante de Costenaro – e fundamental para o momento – é seu perfil conciliador. Ele sempre conseguiu agregar, mesmo grupos antagônicos, diante de um propósito único.
Regional
Ainda do encontro do PSD, o ex-secretário municipal Neuroci Antonio Frizzo mostrou que também não está para brincadeira. Comentou rapidamente que deixou o grupo do atual prefeito Beto Lunitti por não concordar com a condução de algumas coisas e questionou o Hospital Regional “abriu e fechou por que”. Segundo frizzo, “não podemos desprezar ninguém na política”.
Tem mais
E deixou no ar a impressão de saber “tantas outras coisas” sobre a administração…
Quatro Pontes
Seguindo o decreto nº 210/2023, as Secretarias de Educação e de Cultura e Esportes de Quatro Pontes terão pontos facultativos nesta semana. O recesso é em alusão ao feriado municipal do Dia da Reforma Protestante, celebrado nesta terça (31), e ao feriado de Finados, lembrado na quinta-feira (2). O retorno das atividades está marcado para segunda-feira (6), nos horários normais.
Educação
O professor toledano Flávio Vendelino Scherer foi nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior como membro titular do Conselho Estadual de Educação, até 6 de novembro de 2029.
Coletiva
Nesta quarta-feira, às 8h45, na sede da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, o delegado-chefe Alexandre Macorin concederá uma entrevista coletiva para falar sobre a prisão de um casal suspeito de envolvimento nos crimes de homicídio e homicídio tentado ocorridos no dia 13 de outubro em Toledo.
Furto
Ainda no campo da segurança pública, a Escola Municipal Tancredo Neves, no Boa Esperança, foi furtada com os alunos dentro da escola. Professoras estão não apenas assustadas, mas indignadas com a falta de segurança e apoio.
Cadê?
Aí não adianta falar em Toledo Mais Segura, monitoramento, etc. Cadê a Guarda Municipal? Ficar apenas passeando de carro e trocando figurinhas em Whatsapp não vai resolver o problema da sociedade.