Coluna do Editor 02/02/2023
Empossado
Dilceu Sperafico entrou para a história nesta quarta-feira (1º) ao tomar posse pela 7ª vez como deputado federal. Será muito difícil alguém repetir a façanha no Paraná. Em Toledo então diria que é quase impossível.
Procon
A coordenadora do Procon de Toledo, Janice Finkler, encaminhou alguns apontamentos sobre notas publicadas nesta espaço e esclareceu “que o atendimento do Procon já é realizado de forma presencial, mediante prévio agendamento. O agendamento pode ser feito presencialmente, através de ligação para o número (45) 3196-2440 ou pelo WhatsApp do Procon (45) 99973-6854, o qual também aceita ligações”.
Pandemia
Ainda de acordo com Janice, os agendamentos foram adotados na pandemia, “mas se mostraram tão positivos que a medida foi mantida, uma vez que antes tínhamos problemas com filas extremamente demoradas, o que hoje não acontece. Insta salientar que geralmente o agendamento é feito para o mesmo dia, no máximo para o próximo dia útil subsequente”.
Virtual
Ela também reforçou que existe a possibilidade do atendimento virtual através do endereço eletrônico: consumidor.gov.br
Itaipulândia
Após o período de 30 dias de férias, a prefeita Cleide Prates retornou ao comando do Poder Executivo de Itaipulândia. Ela e o vice-prefeito Lindolfo Martins Rui estiveram reunidos no gabinete, na segunda-feira, onde os representantes do Executivo alinharam algumas ações. A Prefeita Cleide Prates agradeceu o trabalho realizado pelo vice-prefeito nesse período.
Experiência
Lindolfo M. Rui enfatizou ter sido “uma experiência muito boa e entendemos que conseguimos desenvolver algumas ações que vão de encontro às perspectivas de nossa população e agradecemos a confiança da prefeita Cleide Prates em deixar em nossas mãos os destinos de nosso Município por esse período.”
Lista de material
Geralmente quando uma pessoa procura matricular seu filho numa escola pública é porque pensa em economizar. Mas aí, quando chega a lista do material escolar, é como fosse um ‘soco no estômago’ diante da quantidade de coisas pedidas e, claro, o valor. Esta semana recebi a reclamação de alguns pais sobre a lista de material apresentada na Escola Municipal Walter Fontana.
Ajuda
Um dos pais, por exemplo, recebe R$ 1.850,00 por mês de salário e precisa levar a filha estudar na creche do município. Ele tem 3 filhos, dois mais velhos e agora a filha que está começando. “Não tem condições meu Deus. Como ele vai comprar? A lista é maior que a do La Salle, Incomar, etc”, relata um amigo que se dispôs a ajudar essa família.
Apoio
Ao invés de se ficar por aí com politicagem, quem sabe o município não poderia rever essa questão da lista ou então fazer uma licitação de alguns itens e fornecer um kit, a exemplo de tantos outros municípios cujo objetivo é realmente auxiliar quem mais precisa. Não é possível que na escola pública tenha este tipo de coisa.
Penduricalho
Enquanto isso, na capa do Estadão desta quarta-feira (1º): “Novo penduricalho de procuradores dribla a lei e extrapola benefícios concedidos a juízes”. Sob a alegação de “excesso de trabalho” está previsto o pagamento de até R$ 11 mil por mês a procuradores em férias ou licença. Pior que durou apenas 1m17s a votação para aprovar esse absurdo.
Levanta a mão!
Quem não tem excesso de trabalho levanta a mão aí!