Coluna do Editor 02/12/2022

Inovação

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti) convida para o evento de entrega do Programa Municipal de Inovação ao prefeito Beto Lunitti, nesta sexta-feira (2) no auditório da Acit, a partir das 7h30. O Programa tem o objetivo de gerar prosperidade econômica ao município através da implementação de políticas públicas de inovação. A iniciativa deu-se através do Programa Cidade Inovadora, desenvolvido pelo Sebrae e disponibilizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo.

Procon

Também nesta sexta-feira, a partir das 9h, será inaugurada – finalmente – a nova sede do Procon em Toledo, que fica na Rua Estefano Secchi, 674, no Centro Administrativo Moacir Micheletto.

CNC

Na última terça-feira, o diretor de Inovação e Novos Produtos da Fenacon, o toledano Alceu Dal Bosco, participou da reunião da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) na Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação (CBTI) no Rio de Janeiro.

Week

Na ocasião, foi apresentado o Rio Innovation Week, evento de inovação, tecnologia e negócios da América Latina realizado nos dias 8 a 11 de novembro deste ano. Além disso, também foram debatidos a regulamentação do 5G no Brasil e projetos de lei relacionados, entre outros assuntos.

Operação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (1º), em todo o país, a Operação Segurança Legal VI, com o objetivo de combater empresas clandestinas de segurança privada. Cerca de 460 policiais federais fiscalizarão mais de 400 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros, para encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da PF.

Risco

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco o patrimônio e a integridade física das pessoas, já que os “seguranças” não se submetem a controle quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação.

Novo secretário

De acordo com o órgão oficial da Prefeitura de Toledo desta quinta-feira (1º), conforme Portaria Nº 622, Andriws Todeschini Prestes é o novo secretário da Administração. Ele era o antigo diretor do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Vaga

Essa vaga de diretor deverá ser ocupada pelo empresário Michel Becker, pré-candidato a deputado estadual pelo PP.

Sem aproximação

Apesar dessa possível indicação, dentro do PP não se cogita em falar de uma aproximação com o prefeito Beto Lunitti. A indicação de Becker, segundo essas pessoas, é algo pessoal e não do partido.

Autorizado

A sessão da Câmara de Toledo aprovou cinco projetos, sendo um em turno final de votação, o Projeto de Lei nº 144, do Poder Executivo, que autoriza a outorga da concessão administrativa de uso de áreas em parques, praças e outros logradouros públicos para quiosques comerciais ou atividades de lazer e entretenimento.

Polêmica

O Projeto de Lei nº 144 gerou grande debate na sua primeira votação e teve três emendas propostas quanto à concessão das áreas públicas, a título oneroso, mediante licitação, para instalação de quiosques, sendo a mais polêmica a que propunha a proibição de venda de bebidas alcoólicas nestes locais.

Rejeitada

De autoria dos vereadores Chumbinho Silva, Jozimar Polasso, Jairo Cerbarro, Pedro Varela, Professor Oséias, Damião Santos, Dirce Rotta e Olinda Fiorentin ela acabou rejeitada por 10×8.

Aprovada

Já a emenda de Dudu Barbosa foi aprovada por unanimidade, além de uma outra emenda, dos vereadores Chumbinho Silva, Jozimar Polasso, Jairo Cerbarro, Pedro Varela, Professor Oséias, Damião Santos e Olinda Fiorentin, que inclui o segmento de artesanato nas atividades dos quiosques e limitou a exploração das concessões a um quiosque por grupo econômico familiar e também foi aprovada por unanimidade.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.