Coluna do Editor 04/01/2023

Lixo

A foto é do contêiner para coleta do lixo reciclável localizado em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Dalva Weinert Nogueira, no Jardim Gisela que, felizmente, não está mais desse jeito porque na segunda-feira (2) passaram recolher o lixo.

Foto: Márcio Pimentel

Outros pontos

O mais triste é saber que essa cena não era restrita apenas a esse local, pois em outros pontos onde existem contêineres amarelos a cena se repete.

Demora

A reclamação de quem mora próximo é a mesma: está havendo muita demora no recolhimento do material.

Mais um

Em tempo quero fazer a correção de uma nota publicada na edição de ontem sobre os vereadores que prestigiaram a posse de Dudu Barbosa como novo presidente da Câmara de Toledo. Faltou um nome: Beto Scain também acompanhou a cerimônia.

Itaipulândia

A prefeita Cleide Prates transmitiu o cargo ao vice Lindolfo M. Rui que ficará à frente do Executivo como prefeito interino em Itaipulândia até 27 de janeiro, uma vez que a prefeita entrou em férias. Lindolfo Rui disse que “é uma grande responsabilidade que assumimos, mas com o empenho costumeiro de toda nossa equipe daremos sequência aos trabalhos em andamento em nosso município. Me coloco à disposição de nossa população para buscar sempre o melhor para todos”.

Reestruturação

A ‘derrota’ na disputa para a presidência da Câmara de Toledo não desanimou o vereador Jozimar Polasso (PP), com quem conversei durante um longo tempo nesta terça-feira (3), durante visita ao Legislativo. O vereador acredita que o partido passa por um processo de reestruturação natural, ainda mais após a morte de José Carlos Schiavinato.

Ajustes

Jozimar acredita que o PP precisa fazer alguns ajustes internos que serão inevitáveis diante da mudança na legislação eleitoral para 2024, especialmente no que diz respeito ao número de vagas para candidatos a vereador. Na próxima serão apenas 20 vagas por legenda. Isso se cada partido cumprir a questão das vagas das mulheres.

Ação

Uma ação protocolada em junho de 1997 no Supremo Tribunal Federal (STF) está preocupando juristas e empresários. Ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1625 quer a nulidade de um decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que revogou a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Reação

Em alguns grupos de Whatsapp em Toledo, nesta terça-feira, o assunto foi muito debatido e empresários importantes da cidade falaram em reagir como for possível para evitar uma decisão que seria extremamente prejudicial para a rotina das empresas.

Votos

Até agora, a maioria dos ministros votou favoravelmente às duas entidades sindicais, ou seja, considerou o decreto de FHC inconstitucional. O entendimento é que, como a convenção da OIT foi ratificada pelo Congresso, apenas o Poder Legislativo poderia revogá-la, e não um decreto presidencial.

Cisop

O prefeito de Iguatu e presidente do Cisop, Vlademir Barella, fará a apresentação dos números de atendimentos referentes ao primeiro ano do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Será nesta quarta-feira (4), a partir das 11h, na sede do Cisop, na Avenida Brasil, 11.368, bairro FAG, em Cascavel.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.