Coluna do Editor 04-05/03/2023

Adeus

Nesta sexta-feira (3) foi sepultado o corpo do eterno deputado Duílio Genari, que faleceu no dia anterior aos 85 anos. Meus sinceros sentimentos à família e amigos de Duílio, uma pessoa que aprendi a respeitar e admirar ao longo dos 21 anos que atuo profissionalmente aqui no Jornal do Oeste em Toledo.

Simplicidade

Para mim a marca pessoal de Duílio sempre foi a simplicidade. Onde ele estivesse tratava a todos por igual e manteve isso até o fim de sua vida política, em 2015, quando encerrou o sétimo mandato como deputado estadual, coroando uma trajetória vitoriosa como político.

Líder

Sem dúvida é o grande líder político de sua geração. Um ícone que dificilmente voltará a surgir em Toledo pelo carisma, visão política e habilidade em negociar alianças até mesmo com adversários.

Histórias

Quem conviveu mais de perto com Duílio Genari enquanto figura política se recorda de muitas histórias do eterno deputado. Guardo para mim neste momento algumas delas e que ajudam a manter a memória desta lenda da política paranaense sempre viva.

Honestidade

Outra marca que Duílio Genari carregou até o fim foi da honestidade. Ele tinha lá seus defeitos, entretanto, ninguém pode falar um senão quanto a esse aspecto de Duílio.

Piso

O Pregão 228/2022, da Prefeitura de Toledo, deu deserto. O pregão tinha valor máximo de R$ 120.384,60 e previa a execução de rejunte epoxi, incolor, entre os revestimentos de piso e parede. Incluso raspagem e limpeza da junta. Restauração e limpeza; restauração de piso de granilite com polimentos (vários discos) com politriz, estucamento e aplicação de selador/resina acrílica e cera. Limpeza de piso de mármore/granito utilizando detergente neutro e polimento com politriz para restauração do revestimento. Limpeza profunda e restauração de piso vinilico hospitalar, incluso polimento com politriz e discos de remoção de sujidades mais difíceis.

Local

O mais engraçado, embora não seja algo para rir, é onde seria executado o serviço: a contratação de empresa especializada para a restauração de pisos internos do Hospital Regional de Toledo, com fornecimento de mão de obra especializada e dos produtos necessários para a execução dos serviços, conforme descrito no edital.

Sapo enterrado

Confesso que a essa altura só pode ter um sapo enterrado no Hospital Regional.

Na surdina

O assunto foi tratado na surdina por parte da Prefeitura de Toledo.

Publicidade

Por falar em ‘na surdina’, por quais motivos algumas licitações da Câmara de Toledo estão sendo publicadas quase que no meio do nada com coisa alguma? Seria para não atrair a atenção de mais concorrência?

Alô MP!

Como em Toledo a Promotoria Pública parece ter estado em entrado de letargia no que tange à questão do patrimônio público, quem sabe alguém do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) do Ministério Público e Cascavel não resolve investigar algumas das – muitas – denúncias que têm ‘pipocado’ nos últimos meses em Toledo.

Amontoamento

A vereadora Olinda Fiorentin (PSD) está indignada com o comportamento do chefe de Gabinete da Prefeitura de Toledo, Marcio Pena Borges, durante a audiência pública para discutir a questão do cigarro eletrônico na cidade. Segundo Peninha, o projeto não passa de um “amontoamento de letras” não muito eficazes e que não se aplica.

Falha

“Quem está falhando é o Executivo”, disparou Olinda em visita ao Jornal do Oeste. Ela afirmou se tratar de uma retaliação pobre e que ainda se tratou de desrespeito, uma ofensa pelo gênero. “Ele foi deselegante e está despreparado para o cargo que ocupa”, emendou a vereadora que completou: “Estou na minha função. Não estou preocupada com voto mas sim com a saúde das pessoas”.

Alô

O presidente da Comissão, Leoclides Bisogin, ‘pediu gentilmente’ ao presidente Dudu Barbosa ‘largar o telefone’ para falar algo a respeito. Dudu, que estava sentado ao lado da secretária de Saúde, obedeceu e fez a defesa do Executivo. Opa! Os papéis não haviam sido trocados?

Desperdício

Na visão de Dudu, ao invés de se propor uma lei, o melhor seria a vereadora ter proposto um seminário e afirmou se tratar de um “desperdício de tantas pessoas boas tratar de um tema tão importante”.

Tempo

Perda de tempo trabalhar??? Talvez não seja desperdício de tempo ir a evento no Mato Grosso do Sul ou participar de festinhas em plena pandemia.

Defesa

Dudu Barbosa saiu em defesa do Executivo e admitiu que a Prefeitura não tem capacidade em fazer a fiscalização e que o projeto “não vai passar da primeira curva”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.