Coluna do Editor – 04/08/2023

Armas

Falando em “grandes projetos em andamento” no segundo semestre na Câmara, o deputado federal Dilceu Sperafico encaminhou mensagem sobre um assunto que ele considera especial e vital: O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 189/23, que busca revogar o Decreto Presidencial que torna mais rígido o controle de armas no Brasil. “Estamos trabalhando para tentar mudar o Decreto porque seria um retrocesso não derrubar este Decreto”, entende Sperafico.

Segurança

Na visão do parlamentar, caso a proposta do Governo Federal seja mantida, traria muitas limitações na segurança das propriedades, dos clubes de tiro e até mesmo pela questão econômica, diante do mercado da venda de armas que existe no Brasil.

Twitter

“Na reunião da bancada federal do Progressistas em Brasília, reafirmei que concorrerei ao senado pelo Paraná caso haja eleição suplementar em função da eventual cassação do senador Moro. Já consultei a executiva estadual e recebi apoiamento”. Post do deputado federal Ricardo Barros em sua conta no Twitter, sobre a possibilidade de novas eleições ao Senado no Paraná.

Cassação

Isso, claro, desde que haja a cassação do senador Sérgio Moro. A exemplo do que aconteceu com o agora ex-deputado federal Daltan Dallagnol, a pressão sobre a perda do mandato do ex-juiz federal é gigantesca.

Copel

O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou o bônus de outorga a ser pago pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) por três concessões hidrelétricas (Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (“Foz do Areia”), Governador Ney Aminthas de Barros Braga (“Segredo”) e Governador José Richa (“Salto Caxias”).

Valor acatado

A Corte acatou o valor sugerido no processo de renovação de R$3,7 bilhões, ignorando recursos de deputados estaduais, que integram a Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas e também da bancada do PT na Câmara Federal, que apontam para a necessidade de revisão sobre a fórmula de cálculo utilizada. Segundo eles, caso o cálculo fosse corrigido, o valor da concessão seria atualizado para R$ 7 bilhões.

Mudança

O vereador Marcelo Marques, hoje ainda no Patriotas, está com um pé no Republicanos. Um não: os dois! Está apenas aguardando a janela de transferências se abrir para a mudança acontecer.

Nova diretoria

Um de seus assessores parlamentares assumiu recentemente a direção provisória do Republicanos em Toledo, fruto de um acordo da eleição passada. Quem fizesse mais votos para deputado estadual daria as cartas.

Comando

Até então Alexandre Amaro era quem ditava o ritmo, entretanto, por alguns votos, atualmente o comando do partido em Toledo é do deputado estadual Márcio Pacheco, de Cascavel.

Feira de Roupas

A Ação Social São Vicente de Paulo realiza no próximo dia 8 de agosto mais uma edição da Feira de Roupas Novas e Usadas. Estarão à venda roupas de inverno, cama, mesa, banho e calçados novos. A Feira será no salão social da entidade, que fica na Rua 7 de Setembro, no Centro de Toledo, das 7h30 às 17h. Mais informações através do telefone: (45) 2103-2900.

Missão

O professor toledano, da rede estadual do Paraná, Sadi Nunes da Rosa, diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, foi escolhido para integrar uma caravana pedagógica no campo de refugiados Dzaleka, no Malawi, na África Oriental. Os alunos enviaram cartas, cadernos, lápis, canetas, borrachas e giz de cera.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.