Coluna do Editor – 05/01/2024
Dengue
Foram divulgados os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) realizado em 2024 pelo Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo. Aproximadamente 1.800 imóveis de todos os bairros da cidade (sorteados aleatoriamente por plataforma do Ministério da Saúde) foram visitados pelos agentes de endemias e o índice de infestação predial (IIP) médio foi de 3,4%, acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%).
Bairros
Os bairros Jardim da Mata (15%), Rossoni II (14,28%), Gisela I (13,33%), Tancredo I (10,34%) e Porto Alegre I (10,25%) registraram os cincos maiores IIP do primeiro LirAa de 2024. Pratos de plantas, invólucros com lixo, tonéis, ralos e pneus estão entre os objetos onde os focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças foram encontrados com maior recorrência durante o levantamento.
Epidemia
Estes números colocam as autoridades sanitárias locais em alerta a respeito da possibilidade de Toledo ter uma epidemia de dengue nas próximas semanas. Desde o início do atual ano epidemiológico, em 1º de agosto de 2023, o município já confirmou 40 casos (todos autóctones) e ainda há 67 dos 525 pacientes notificados (que procuraram serviços públicos e privados de saúde com sintomas da doença) aguardando resultado, o qual deu negativo ou inconclusivo em 418 oportunidades.
Moro
O futuro do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) deve ser conhecido em breve. No próximo dia 8 (segunda-feira) termina o recesso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e a expectativa é que até o final do mês o processo volte a caminhar. O ex-juiz federal da Operação Lava Jato é acusado de abuso de poder político e econômico, em ação movida pelo Partido Liberal (PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro) e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).
Gastos
Em dezembro, Moro prestou depoimento à Justiça eleitoral por cerca de 45 minutos ao TRE-PR. Ele é acusado de ter exorbitado nos gastos em sua campanha, isso porque iniciou a pré-campanha na disputa pela Presidência da República, pelo Podemos, mas depois acabou trocando de partido e resolveu disputar o Senado Federal (inicialmente, participaria do pleito por São Paulo, mas no final acabou concorrendo e vencendo pelo Paraná). PT e PL, então, apontam que o parlamentar teria obtido vantagem financeira e ultrapassado o limite de gastos na corrida eleitoral.
Voto
No final de dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) deu um parecer favorável à cassação do mandato. Caso isso ocorra, Sergio Moro ainda poderá recorrer à segunda instância e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que no próximo dia 22 o desembargador Luciano Carrasco Falavinha de Souza, que é o relator do processo que pede a cassação do senador, apresente o seu voto. Em seguida, o julgamento será marcado pela Corte.
Nomes
Se ao final do embate o atual senador acabar sendo cassado, uma nova eleição para preencher a vaga no Senado será convocada, de forma suplementar. Nomes como os de Paulo Martins, Ricardo Barros e até de Michelle Bolsonaro (esposa de Jair Bolsonaro) já foram comentados como possíveis candidatos, caso a eleição suplementar efetivamente aconteça.
Quatro Pontes
Até esta sexta-feira (5), a Prefeitura de Quatro Pontes e a Secretaria de Saúde, bem como unidades ligadas a ela, seguem com horário especial de atendimento para o serviço público municipal, de acordo com os decretos nº 255/2023 e nº 282/2023. No caso do paço municipal, o funcionamento é das 7h às 13h, de forma ininterrupta.