Coluna do Editor 06/12/2022
‘Verdinho’
O prefeito Beto Lunitti disse, durante a entrega do programa de inovação na Acit, que “às vezes temos que ser vermelhinhos por dentro e verdinho por fora”, numa alusão às críticas que tem recebido durante as manifestações desde o resultado do 2º turno da eleição presidencial.
Retroceder
Também na última sexta-feira, o prefeito afirmou que Toledo não pode retroceder há 20 anos, numa clara insinuação sobre possível uma candidatura do ex-prefeito Derli Donin na eleição de 2024 a prefeito de Toledo.
Sem água
A Sanepar informa que, devido a serviços de limpeza e manutenção preventiva em reservatório de Toledo na quinta-feira (8), pode haver falta de água e/ou oscilação de pressão no Jardim Panorama, Jardim da Mata, Belo Horizonte e Bressan. Os serviços serão executados entre as 12 e às 18h. O abastecimento deve normalizar, de forma gradativa, por volta da meia-noite.
O leitor escreve…
“Gostaria de fazer duas críticas ao prefeito de Toledo. Gostaria de saber qual a justificativa de fazer uma reforma tão ampla no entorno do paço municipal, sendo que uma reforma deste mesmo local já foi realizada há menos de 20 anos pelo saudoso Schiavinatto, além do que os materiais utilizados eram um tanto ambientalmente corretos, já que os pavers até então existente permitia ao menos a permeabilidade daquele local. Agora não, além de tirarem os pavers, que eram de ótima qualidade, estão substituindo por concreto bruto, sem chance de permeabilidade, já que colocam lonas embaixo”, traz uma mensagem encaminhada por um leitor.
Erros
O leitor segue: “E ainda temos de observar os erros do próprio projeto: por que cargas d’água colocaram um bicicletário de frente para a rua Almirante Barroso, sendo que não existe nenhuma entrada da prefeitura próximo àquele local? Enfim, uma baderna! Certamente o projeto foi desenvolvido pelos nobres engenheiros e arquitetos da prefeitura. Será que estão descontentes com a gratificação de 50% que só eles recebem em âmbito municipal? Hã? Querem mais o que para trabalharem decentemente”, questiona.
Reforma
O leitor ainda afirma dar uma sugestão ao prefeito Beto Lunitti “para que aproveitasse a mini reforma administrativa prevista para os próximos dias e avaliasse a manutenção de alguns cargos comissionados na prefeitura, pois acredito que estes deveriam se dedicar exclusivamente à função a que foram delegados para exercer, já que contribuir efetivamente no desenvolvimento do município é uma oportunidade ímpar para qualquer cidadão, mas, no entanto, alguns estão deixando isso para segundo plano e se ausentando do cargo diversos dias para se dedicar a assuntos particulares, no caso, uns bicos que o remunerem melhor do que a prefeitura o faz, apesar da C2-T. A dedicação tem que ser exclusiva”.
Colégio Vila Militar
Nesta quarta-feira (7) será feito o lançamento do Colégio Vila Militar em Toledo, que vai funcionar junto às dependências da Unopar, no Jardim Coopagro. A cerimônia será às 19h.
Reforma em Assis
Uma das maiores Escolas Municipais de Assis Chateaubriand, será reformada nos próximos dias. Na última quinta-feira (1º), o deputado estadual e líder do governo Marcel Micheletto, anunciou ao prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, a autorização para a reforma da Escola Odila de Souza Teixeira que atende atualmente 600 alunos. O imóvel no qual funciona a Escola, foi doado para o município chateaubriandense, pois pertencia ao estado.
Agilidade
A solicitação estava tramitando no Governo do Estado e Marcel Micheletto, ainda como secretário de Administração e Previdência, solicitou agilidade no processo e dessa forma a sensibilidade do governador Ratinho Jr., o prédio foi doado para o município e usado de forma exclusiva para o ensino fundamental. Por se tratar de um prédio construído em 1962, o mesmo necessita de uma reforma e isso também foi agilizado por Micheletto.
Esclarecimento
O deputado estadual Natan Sperafico emitiu uma nota de esclarecimento onde reitera não ter votado pela aprovação do aumento do ICMS no Paraná. Segundo a nota, Natan não votou nas duas últimas sessões que definiram a proposta e sim apenas na que garantia a constitucionalidade do projeto de lei.