Coluna do Editor – 07/02/2024
PRD
A Justiça Eleitoral certificou a nova comissão provisória do Partido da Renovação Democrática (PRD) em Toledo. A certificação saiu na última sexta-feira (2), tendo como presidente o vereador Marcelo Marques; o vice-presidente é Lourival Neves Junior.
Comissão
A comissão é formada ainda por Lucio Mauro Elger (secretário geral), Kleberson Alves dos Anjos (tesoureiro), Leandro Moura (secretário executivo), Claudio Camilo (primeiro secretário executivo), Alaide Medeiros Gonçalves (primeiro secretário) e Walace de Miranda (primeiro tesoureiro).
Mudanças
A nova provisória teve algumas mudanças em relação a uma lista prévia à qual tive acesso ainda no mês de janeiro. Três nomes foram deixados de lado nesta nova composição: do ex-vereador Airton Savello, do ex-vereador Alex Grein Pires e do suplente de vereador Wanderlei Ceolin.
Caminho
Talvez seja fruto da indecisão dentro do PRD para saber qual caminho trilhar na eleição deste ano: segue no apoio ao prefeito Beto Lunitti ou pega carona no cometa Mario Costenaro. Óh dúvida cruel!
Agenda
O ano legislativo começou oficialmente na Assembleia Legislativa do Paraná. A sessão inaugural foi realizada na tarde desta segunda (5) e reuniu no Plenário parlamentares e autoridades para o início dos trabalhos em 2024. O governador Ratinho Jr não compareceu e foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega. Segundo a assessoria do Palácio Iguaçu, o governador não foi à cerimônia por incompatibilidade de agenda.
Campanha da Fraternidade
Na próxima sexta-feira (9), a partir das 11h na Cúria Diocesana de Toledo, será feito o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024. O lema deste ano é inspirado no Evangelho de Mateus: “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Amizade
A campanha propõe que a amizade social é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.
‘Cristo Rei Village’
Por falar em igreja, esta semana passei cedinho no ‘Cristo Rei Village’, o novo ‘condomínio’ que está sendo construído em frente à Catedral Cristo Rei, no Centro de Toledo. O número de ‘moradores’ vem aumentando a cada dia, assim como a insegurança e a insatisfação de quem mora ou trabalha nas redondezas.
Rua
Falando na Câmara Municipal sobre o tema, o prefeito Beto Lunitti enalteceu a instalação da Casa de Acolhimento e disse que pretende ampliar o número de vagas. Além disso, o prefeito Beto Lunitti afirmou que, quando essa casa estiver lotada, pretende contratar vagas junto ao Albergue Noturno Alan Kardec, com direito a pernoite e refeições “para que os nossos irmãos possam ter acolhimento”.
Trabalho
Uma sugestão ao prefeito: uma vez que a gestão está assim tão disposta em tratar bem essas pessoas, que tal conseguir também um trabalho? Porque desse jeito o número de pessoas em situação de rua em Toledo só tende a aumentar e não diminuir.
Fala dura
Neste sentido o vereador Chumbinho Silva fez uma fala dura e lembrou ter apresentado um projeto “Não dê esmolas, dê oportunidades”, quando foi execrado nas redes sociais. Em sua visão a atual política só está criando “um bando de vagabundos e criminosos” e ressaltou: “Quem fica com dó, pegue e leve para a sua casa”.
Estupro
Para Chumbinho, o caso do estupro da jovem no último fim de semana incentiva as pessoas começarem a pensar em fazer justiça com as próprias mãos “contra esses vagabundos”. O vereador disse ainda que Toledo está atrasada em relação a esse assunto que ele e outras pessoas estão alertando há pelo menos três anos sobre o assunto. “Dá vontade de fazer uma ação fora dos parâmetros. Quem tem filha, esposa, mãe sabe do que estou falando aqui”, finalizou Chumbinho.